Política
Destituições no Hospital São Lucas pautam audiência
Obter esclarecimentos sobre recente destituição de médicos diretores do Hospital São Lucas, ligado à Santa Casa de Belo Horizonte, é o objetivo de audiência pública que a Comissão de Saúde realiza nesta terça-feira (27/2/24), às 9h30, no Plenarinho I da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
O presidente da comissão, deputado Arlen Santiago (Avante), foi quem solicitou a reunião. Em seu requerimento, ele destaca que o diretor clínico e o vice-diretor do São Lucas, respectivamente Carlos Henrique Diniz de Miranda e Francisco Eustáquio Valadares, foram destituídos do cargo de forma administrativa, em ato considerado ilegítimo pelo conselho hospitalar.
As mudanças não estariam amparadas em normas regulamentares, levantando questionamentos sobre os procedimentos adotados pela instituição.
Além de ajudar a garantir a transparência e a legitimidade dos processos administrativos dentro do Hospital São Lucas de Belo Horizonte, o deputado quer discutir também o desligamento do diretor clínico do cargo de coordenador do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) da unidade hospitalar.
Segundo Arlen Santiago, o médico Carlos Henrique Diniz de Miranda dedicou longos anos de serviço à instituição, o que no entendimento do deputado torna seu afastamento ainda mais preocupante e digno de análise.
Repúdio
Em 29 de janeiro, o Sindicato dos Médicos de Minas Gerais e a Associação Médica de Minas Gerais divulgaram nota de repúdio em que classificam as destituições como ato de ingerência da adminsitração do Hospital São Lucas nas prerrogativas do corpo clínico. De acordo com as entidades, a iniciativa infringiria normas do Conselho Federal de Medicina e princípios da boa governança.
Além do provedor da Santa Casa de Belo Horizonte, Roberto Otto Augusto de Lima, foram convidados para a audiência representantes de entidades médicas como o sindicato e o Conselho Regional de Medicina, da Secretaria de Estado de Saúde, do Ministério Público e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário