Pesquisar
Close this search box.

Política

Diário Oficial traz dois vetos parciais do governador

Publicados

em

Imagem

Foram publicados na edição desta terça-feira (17/10/23) do Minas Gerais, o Diário Oficial do Estado, dois vetos do governador Romeu Zema a proposições de lei oriundas de projetos aprovados pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A Mensagem 86, de 16/10/23, comunica o veto parcial à Proposição de Lei 25.464, de 2023, que isenta de dupla cobrança qualquer veículo que passe duas vezes pela mesma praça de pedágio entre as 5 e as 22 horas de um mesmo dia. Essa proposição de lei é oriunda do Projeto de Lei (PL) 459/19, do deputado Marquinho Lemos (PT).

Segundo justificativa do governador, além de ser prerrogativa exclusiva do Poder Executivo, a medida contraria o interesse público ao interferir em contratos de concessão já firmados e ao propor isenção indiscriminadamente, o que poderia tornar menos atrativas essas concessões e prejudicar os motoristas não contemplados pelo benefício.

Foram mantidos, entretanto, e transformados na Lei 24.506, de 2023, os artigos da proposição de lei que vedam a instalação, nas rodovias públicas estaduais, de praças de pedágio entre a sede do município e seus distritos. Em caso de impossibilidade de cumprimento dessa determinação, os habitantes do município que necessitarem se deslocar entre a sede e os distritos ficarão isentos da cobrança de pedágio.

Leia Também:  Palmeiras faz apresentação oficial de Artur e Richard Ríos

Serviços bancários

Também foi vetada parcialmente a Proposição de Lei 25.465, de 2023, oriunda do PL 2.756/21, do deputado Sargento Rodrigues (PL). Ela dispõe sobre a proteção do consumidor, especialmente idoso, analfabeto, doente ou em estado de vulnerabilidade, contra publicidade, oferta e contratação abusivas de produto, serviço ou crédito bancário.

Segundo a Mensagem 87, de 16/10/23, do governador, os trechos vetados são inconstitucionais ou contrariam o interesse público. Um deles, por exemplo, busca limitar o saque vinculado ao limite do cartão de crédito a terminais eletrônicos situados em agências de instituições financeiras, o que excluiria bancos digitais. Na justificativa do governador, a adoção dessa medida seria inconstitucional, por afetar o princípio da livre concorrência.

Também foram vetados dispositivos que interfeririam nas regras de concessão de crédito consignado, o que seria prerrogativa exclusiva do Poder Executivo.

Os dispositivos da proposição mantidos pelo governador foram publicados na forma da Lei 24.507, de 2023. Entre outras coisas, a nova norma veda o assédio ao consumidor vulnerável para que contrate produtos ou serviços bancários e estabelece que a realização de publicidade e oferta de contratação de empréstimo, crédito consignado e negócios similares deverá conter, de forma clara, informações ao consumidor sobre o risco de se endividar e de comprometer sua renda.

Leia Também:  Comissão de Cultura discute situação de servidores da Faop

Fibromialgia

Ainda na edição desta terça do Minas Gerais, foi publicada a promulgação da Lei 24.508, de 2023, que assegura a pessoas com fibromialgia direitos e benefícios previstos na Constituição do Estado e na legislação estadual para a pessoa com deficiência. A nova norma resultou do PL 3.167/21, do deputado Professor Cleiton (PV).

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Policiamento unitário será tema de audiência da Comissão de Segurança

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA