Pesquisar
Close this search box.

Política

Dificuldades em acesso a medicamentos por transplantados pauta reunião nesta quarta (24)

Publicados

em

Imagem

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai debater, na manhã desta quarta-feira (24/4/24), a falta de medicamentos para pacientes transplantados, bem como a demora para análise dos processos de demanda por esses remédios. A reunião será às 10 horas, no Plenarinho I, e foi solicitada pelo deputado Arlen Santiago (Avante).

A discussão deve tratar dos chamados “imunosupressores”, medicamentos cujo principal objetivo é evitar a rejeição dos órgãos recebidos. Eles precisam ser tomados ao longo de toda a vida pela pessoa transplantada e a interrupção do tratamento ou redução da dosagem recomendada pode causar perda do órgão e ter resultados fatais.

Em Minas Gerais, os pacientes recebiam as primeiras caixas desses remédios antes mesmo de deixar o hospital, mas, desde maio de 2023, as regras foram alteradas pela Secretaria de Saúde. Agora, é necessário agendar um horário para a entrega de documentos, esses precisam ser analisados e, se aprovados, a pessoa precisa marcar a sua retirada em postos do Farmácia de Minas.

Leia Também:  Condições de trabalho na Cemig são criticadas em audiência

De acordo com matérias publicadas na imprensa, as mudanças têm causado demora no acesso aos medicamentos, de forma que pacientes estariam levando até 45 dias para conseguir as primeiras doses. Essas reportagens também indicam a falta de alguns dos remédios no Farmácia de Minas.

Citação

Segundo informações do gabinete do parlamentar, durante a reunião será abordada a importância da integração entre órgãos governamentais, instituições de saúde, profissionais da área e representantes da sociedade civil para encontrar soluções eficazes de forma a melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos pacientes transplantados em Minas Gerais.

Uberaba

Antes da audiência pública, a comissão vai receber, às 9h30, o vereador de Uberada Luiz Carlos Donizete da Silva para discutir as políticas de saúde do município do Triângulo Mineiro.

Lista

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Projeto de combate a roubo de gado está pronto para o Plenário

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA