Pesquisar
Close this search box.

Política

Diretriz para mapeamento de técnicas, artistas e produtoras culturais é aprovada

Publicados

em

Imagem

O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou em caráter definitivo (2º turno) o Projeto de Lei (PL) 1.192/23, da deputada Lohanna (PV). A proposição estabelece diretriz para criação de plataforma de mapeamento das mulheres técnicas, artistas e produtoras culturais de Minas Gerais.

Botão

O texto altera a Lei 22.627, de 2017, que institui o Plano Estadual de Cultura de Minas Gerais. Foi acrescentado o inciso XX ao artigo 4º da norma, o qual abriga os objetivos desse plano. Assim, fica expresso o objetivo de coletar, sistematizar e disponibilizar as informações culturais referentes às mulheres destinatárias do projeto, por meio de plataforma para mapeamento e zoneamento setorial e territorial, entre outros dispositivos.

Leitura de poemas

Foi ainda aprovado, mas em 1º turno, o PL 1.701/23, cujo objetivo é incentivar a leitura de poemas nas escolas do Estado, de modo a ampliar o horizonte cultural dos estudantes. De autoria do deputado Professor Wendel Mesquita (Solidariedade), a proposta foi aprovada na forma do substitutivo nº 2, da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia.

Leia Também:  Protagonismo e inspiração no universo feminino nas atividades culturais em Minas 

A matéria ainda presta homenagem ao poeta Antônio Martins, como reconhecimento de seu trabalho. Dessa forma, levarão o nome do poeta os encontros nas escolas que promovam o acesso de estudantes à leitura de poesia. Antônio Martins faleceu no palco em 2023, enquanto se apresentava, vítima de um infarto fulminante. O evento era uma homenagem aos professores mineiros, a solenidade de entrega da Medalha Aluísio Pimenta.

O projeto ainda prevê o estímulo à realização de eventos para aproximar a poesia de estudantes, à ampliação do acervo das bibliotecas escolares e à criação de espaços de leitura nas escolas. Também estabelece o incentivo à criação de clubes de leitura pelos estudantes.

Valorização da vida

Também na reunião, foi aprovado o PL 926/23, que altera a redação da Lei 23.764, de 2021, que instituiu a Política Estadual de Valorização da Vida, na rede estadual de ensino. De autoria do deputado Charles Santos (Republicanos), a matéria foi aprovada na forma do substitutivo nº 1, da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O novo texto apenas corrigiu a técnica legislativa dos comandos para alteração da legislação em vigor.

Leia Também:  Exclusão de mulheres em espaços de poder ainda é desafio no Brasil e em Minas

A CCJ considerou que, apesar de o Governo de Minas já adotar algumas medidas estabelecidas na norma, essas são esparsas e merecem aprimoramento, por meio de uma condução sistêmica e intencional sobre a temática da prevenção ao suicídio, que seria o maior objetivo da lei.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Aprovada em 1º turno obrigação de síndicos denunciarem violência doméstica

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA