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Dnit garante que há orçamento para a BR-367

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As péssimas condições da BR-367, que liga o Vale do Jequitinhonha ao Sul da Bahia, foram mais uma vez denunciadas nesta quinta-feira (22/2/22), em audiência pública realizada pela Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Buracos, crateras, alagamentos e a falta de pavimentação danificam veículos, impedem o deslocamento de moradores, afugentam investimentos e, o que é pior, causam acidentes e mortes.

Em resposta às demandas de prefeitos, vereadores e deputados por intervenções urgentes na rodovia, o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Antonio Gabriel Santos, informou que há orçamento garantido pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, para melhorias em rodovias de Minas e que a BR-367 deve ser a que proporcionalmente receberá mais recursos.

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Compareceram à audiência os prefeitos de Almenara, Berilo, Itaobim, Jequitinhonha e Joaíma, bem como os vice-prefeitos de Araçuaí e Francisco Badaró. De forma geral, eles se queixaram da falta de atenção de diversos governos do Estado e do País com o Vale de Jequitinhonha, região que apresenta os piores indicadores de desenvolvimento de Minas Gerais.

Outras reclamações comuns foram quanto aos entraves impostos pela BR-367 para o transporte de estudantes e pacientes em tratamento de saúde e às dificuldades logísticas enfrentadas pelos empreendedores locais.

“Autoridades admiram as curvas do Jequitinhonha do alto, mas precisamos que andem pelas estradas esburacadas e destruídas que temos”, pontuou o prefeito de Almenara, Ademir Gobira. Segundo ele, os moradores da cidade se encontram sitiados, por conta das condições precárias da rodovia.

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Prefeita de Berilo, Elane Alves lembrou que um motorista faleceu ano passado, ao despencar de uma ponte de madeira na entrada da cidade, tipo de estrutura usada na região como medida paliativa, enquanto a população aguarda há décadas por uma solução definitiva.

Nilo Souto, prefeito de Jequitinhonha, abordou os prejuízos causados aos empresários. Produtor agrícola, ele disse que clientes da produção local de banana anunciaram que não irão ao município na próxima semana, devido à situação da BR-367, o que significa um prejuízo de meio milhão de reais.

Mais da metade do percurso da BR-367 precisaria ser reconstruído

Após escutar as reivindicações das autoridades locais, o superintendente do Dnit, Antonio Gabriel Santos, afirmou que uma das metas é que sejam licitados, ainda no primeiro semestre deste ano, dois ou três novos contratos com serviços de manutenção mais robustos para segmentos da rodovia.

Ele admitiu, contudo, que mais de 60% do percurso da BR-367 precisaria na verdade ser reconstruído, o que exigiria projetos mais demorados. A meta do Dnit é chegar até o final do ano sem que haja nenhum buraco na rodovia.

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O superintendente lembrou que, em maio de 2023, foi iniciado um processo de recuperação de segmentos da via. No entanto, os contratos de manutenção, feitos de 2022 para 2023, nem sempre contemplam todos os serviços que seriam necessários e, por isso, as intervenções têm sido feitas dentro do que foi pactuado, enquanto outras licitações estão sendo planejadas.

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Especificamente sobre a situação da BR-367 em Berilo, uma das maiores preocupações da região, o gestor relatou que será necessário licitar um novo projeto, cujo edital de contratação deve sair em até 60 dias. Após a contratação, o projeto deve ser finalizado em até 18 meses.

Sobre a ponte de madeira na entrada da cidade, a conclusão do Dnit foi de que seria melhor construir ao lado dela uma nova ponte de concreto. Antonio Gabriel Santos espera que até o final do semestre a obra já esteja contratada.

Deputados criticam situação da malha rodoviária estadual

Além de corroborar as demandas dos participantes da audiência, os deputados Marquinho Lemos (PT), presidente da Comissão de Participação Popular, Doutor Jean Freire (PT) e Leleco Pimentel (PT) criticaram as condições da malha estadual, a maior do País e a que estaria em piores condições.

Marquinho Lemos disse que o Governo do Estado planeja apenas obras de recuperação na BR-367, sem que nenhum trecho novo seja construído. Doutor Jean Freire também comentou a péssima situação de trechos que já sofreram intervenções, como o de Diamantina a Turmalina, por causa da má qualidade do material utilizado.

O deputado também salientou a necessidade de uma mobilização suprapartidária para que o Vale do Jequitinhonha finalmente receba as obras necessárias e requereu uma visita técnica da Assembleia à BR-367.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

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ESPORTES

De campeão olímpico a campeão do povo: Maurício do Vôlei reafirma compromisso com os brasileiros e derrota o retorno do DPVAT

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Ontem foi escrita mais uma página de uma história que já inspirou milhares de brasileiros. A Câmara dos Deputados rejeitou a volta do famigerado DPVAT, o imposto que, durante anos, pesou no bolso de milhões de cidadãos. Entre os nomes que se destacaram nesta batalha, está o deputado federal Maurício do Vôlei, um homem cuja trajetória é marcada pela entrega, pela superação e pelo compromisso inabalável com a nação.

No início do ano passado, ao votar favoravelmente à retomada do DPVAT por engano, Maurício não fugiu de sua responsabilidade. Reconheceu o erro publicamente e, com humildade, pediu desculpas ao povo brasileiro, mostrando que lideranças fortes também sabem ser humanas. Desde então, o deputado trabalhou incansavelmente para provar que sua luta vai além de um voto ou de um discurso — ela é pela proteção dos valores que sustentam nosso país: a família, a fé e a liberdade.

“Sempre defenderei os brasileiros, assim como defendi as cores da bandeira nas quadras. Minha missão não mudou. Não sou daqueles que mudam de camisa para agradar ou vencer uma eleição. Fui, sou e sempre serei conservador, defensor da família, do trabalho honesto e do futuro das próximas gerações”, afirmou o parlamentar, emocionado, logo após a vitória no plenário.

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Assim como em sua carreira no vôlei, Maurício jogou limpo. Diferente de muitos que alternam entre partidos e bandeiras de acordo com o vento político, ele permaneceu firme em seus princípios no PL. Para ele, o mandato não é sobre garantir reeleição; é sobre construir um legado — um Brasil que mantenha suas raízes e seu povo livre de amarras.

Ontem, a Câmara mandou um recado claro ao país: impostos que penalizam ainda mais os trabalhadores brasileiros, como o DPVAT, não têm espaço aqui. E Maurício do Vôlei deixou registrado que está e sempre estará em defesa das pessoas que acreditam num Brasil forte e justo.

Se ontem ele estava nas quadras levantando troféus pelo Brasil, hoje ele ergue as bandeiras da família, da justiça e do povo. Maurício do Vôlei segue sendo um campeão — não só no esporte, mas na vida pública.

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