Pesquisar
Close this search box.

Política

Educação escolar quilombola pauta audiências

Publicados

em

Imagem

A educação quilombola vai motivar duas reuniões promovidas pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia nesta quinta-feira (20/6/24), ambas no Auditório José Alencar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Na primeira delas, às 9 horas, serão debatidos os impasses e perspectivas da educação escolar quilombola no Estado. A discussão terá como ponto de partida resultados do mapeamento da oferta da educação escolar às comunidades quilombolas, que estariam tendo direitos desrespeitados.

Botão

Nesse sentido, serão apresentados dados gerais do curso Equidade Racial na Educação Escolar Quilombola (Ereeq), da UFMG, a Universidade Federal de Minas Gerais, com ênfase nas cartografias da situação da oferta da educação e do descumprimento dos direitos das comunidades quilombolas.

Além do debate sobre esse mapeamento da situação, outro objetivo da audiência, conforme o requerimento, é a apresentação de documento sistematizando o descumprimento da política no Estado relacionada às comunidades quilombolas.

Conteúdos do documento devem também ser incorporados à construção do Estatuto da Igualdade Racial no Estado de Minas, tratado no Projeto de Lei (PL) 817/23 e tema de seminário legislativo da ALMG, iniciado em maio, com agenda de discussões até agosto.

Leia Também:  Estratégias de ensino e profissionalização para educação de pessoas com TEA é tema de reunião

São autoras do projeto instituindo o estatuto as deputadas Macaé Evaristo, Andréia de Jesus e Leninha, todas do PT, e Ana Paula Siqueira (Rede). Elas também são autoras do requerimento da audiência desta quinta (20), com as deputadas Beatriz Cerqueira (PT) e Bella Gonçalves (Psol).

Citação

A deputada Macaé Evaristo reforça que a reunião vai compartilhar informações e poderá indicar políticas públicas para suprir demandas apontadas durante a pesquisa no âmbito do curso da UFMG.

Devem participar, além de pesquisadores, estudantes e lideranças quilombolas e representantes do Ministério Público e do Ministério da Educação.

As deputadas ainda frisam que o mapeamento da oferta da educação escolar quilombola também faz parte das demandas levantadas na Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais da ALMG.

Diretrizes curriculares para educação quilombola

A segunda reunião do dia está marcada para as 14h30 e atende a requerimento do deputado Betão (PT). A atividade vai debater a importância e os desafios das atividades de ensino, aplicação e fiscalização das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, regulamentadas no âmbito estadual pela Resolução 3.658, de 2017.

Leia Também:  Alta carga tributária nacional será debatida na ALMG

A resolução traz orientações para que os projetos pedagógicos desenvolvidos pelas escolas se adéquem à realidade, história, memória, cultura e conhecimentos das comunidades quilombolas rurais e urbanas do Estado.

No encontro, são esperados representantes do Ministério da Educação, do Conselho Estadual de Educação, além de membros de comunidades e associações quilombolas do Estado.

Botão

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Deputados cogitam acelerar tramitação de projeto sobre vistoria veicular

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA