Pesquisar
Close this search box.

Política

Eleitos presidente e vice de comissão que analisa veto a benefícios previdenciários

Publicados

em

Imagem

Na manhã desta quinta-feira (21/3/24), o deputado Arlen Santiago (Avante) foi eleito presidente da Comissão Especial para análise do Veto 8/24. Na mesma reunião, o deputado Thiago Cota (PDT) foi eleito vice-presidente, enquanto o deputado Cássio Soares (PSD) foi designado o relator do veto.

Botão

A matéria a ser analisada pela comissão é o Veto Parcial à Proposição de Lei Complementar 180, de 2023, que isenta de contribuição previdenciária servidores aposentados ou pensionistas que tenham alguma doença incapacitante. O governador Romeu Zema sancionou a matéria como Lei Complementar 173, de 2023, mas vetou quatro dos seus dispositivos.

Um dos dispositivos vetados é o artigo 7º, que estabelece que os servidores contratados nos termos da Lei 23.750, de 2020, e convocados nos termos da Lei 7.109, de 1977, bem como seus dependentes, podem ter a condição de segurados mediante opção formal. Na prática, o artigo pretendia garantir aos servidores sem vínculo efetivo com o Estado o direito aos serviços prestados pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (Ipsemg).

Leia Também:  Médico de Bolsonaro chega na Flórida após ex-presidente receber alta

A deputada Beatriz Cerqueira (PT), integrante da comissão do veto, lembrou que tal dispositivo atinge diretamente milhares de trabalhadores da educação aposentados.

Lista

A parlamentar pediu, assim, que os trabalhos da comissão sejam realizados com o devido diálogo sobre o assunto. Nesse sentido, ela protestou contra a marcação da próxima reunião da comissão para o fim da tarde desta quinta-feira, mas o presidente, deputado Arlen Santiago, manteve a convocação.

Militares também são atingidos pelos dispositivos vetados

Dois dos dispositivos vetados dizem respeito a servidores militares. O parágrafo único do artigo 1º previa a extensão da imunidade previdenciária para os militares reformados e da reserva, bem como seus pensionistas. Já o artigo 8º buscava assegurar aos militares que participaram do movimento reivindicatório de junho de 1997 a anistia das punições administrativas ou disciplinares, bem como a garantia de promoções e proventos a que teriam feito jus no período.

O último dispositivo vetado, o parágrafo único do artigo 4º, trata de casos em que os servidores podem ter direito a restituição de valores de contribuição previdenciária.

Lista

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Presidente do TJMG participa do 5º Encontro do Consepre

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA