Pesquisar
Close this search box.

Política

Encontro sobre cultura negra dá continuidade a debate sobre estatuto

Publicados

em

Imagem

Nesta segunda-feira (30/10/23), a Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência pública em Montes Claros (Norte de Minas) para debater a cultura negra no Estado, dentro da perspectiva de um estatuto da igualdade racial. A reunião será realizada a partir das 18 horas, na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), na Avenida Rui Braga, sem número, na Vila Mauricéia.

Botão

O encontro em Montes Claros dá continuidade à agenda de diálogos para a construção do Estatuto da Igualdade Racial em Minas Gerais, que foi lançada em solenidade realizada pela Assembleia em 23 de maio.

Trata-se de uma iniciativa conjunta da 1ª vice-presidenta da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputada Leninha (PT), e das deputadas Macaé Evaristo (PT), Ana Paula Siqueira (Rede) e Andréia de Jesus (PT). As mesmas parlamentares são autoras do Projeto de Lei (PL) 817/23, que propõe um texto inicial para o estatuto mineiro.

A deputada Macaé Evaristo é a primeira signatária do requerimento para realização do encontro em Montes Claros. A solicitação também é assinada pelos demais três deputadas.

Leia Também:  Procon Assembleia divulga dicas para compras para o Dia das Mães

“Os debates regionais são muito importantes, porque garantem a participação popular, característica indispensável para o processo de construção do Estatuto da Igualdade Racial para Minas Gerais. É uma grande alegria iniciar este ciclo no Norte de Minas, em Montes Claros, com um tema tão caro para Minas: a cultura. Temos muito trabalho! O objetivo é produzir um documento coerente que espelhe a pluralidade do povo preto em Minas.”, afirmou Macaé Evaristo.

Entre os convidados para a reunião desta segunda-feira estão a pesquisadora e coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Unimontes, Ângela Cristina Borges Marques; e a professora Maria Railma Alves, do Departamento de Ciências Sociais da Unimontes.

Estatuto Nacional foi criado em 2010

O Estatuto da Igualdade Racial já existe em nível nacional há 13 anos. Foi instituído pela Lei 12.288, de 2010, que entre outros pontos determinou que a lei orçamentária deve explicitar os recursos para o financiamento de políticas públicas para a promoção da igualdade racial e estabeleceu o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, a fim de articular e de apoiar todos os municípios que implementem ações afirmativas e realizem políticas para a construção da igualdade de oportunidades entre negros e não negros.

Leia Também:  Dúvidas frequentes sobre Projeto de Lei do Ipsemg podem ser consultadas no site do Instituto

Durante a solenidade realizada em maio, as parlamentares envolvidas nesta iniciativa ressaltaram a intenção de realizar um amplo debate com o objetivo de coletar sugestões para o documento em Minas.

O objetivo da agenda é mapear os marcos normativos antirracistas presentes na legislação estadual e ampliar o debate público sobre a temática racial e políticas públicas de combate ao racismo. Um desses marcos normativos é a a Lei 18.251, de 2009, que criou o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Projeto sobre violência política contra a mulher está pronto para ir a Plenário

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA