Pesquisar
Close this search box.

Política

Ensino a distância nos cursos de graduação em Saúde pauta audiência

Publicados

em

Imagem

Debater a modalidade de ensino a distância (EaD) nos cursos de graduação em Saúde. Esse é o objetivo de audiência pública conjunta que as Comissões do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social e de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vão realizar nesta terça-feira (14/11/23), às 10 horas, no Auditório José Alencar.

Botão

Solicitada pelos presidentes dessas duas comissões, deputado Betão (PT) e deputada Beatriz Cerqueira (PT), respectivamente, a atividade vai abordar ainda as consequências desse tipo de modalidade de ensino na formação profissional e os impactos no ensino superior.

Para a reunião, foram convidados representantes da Secretaria de Estado de Educação e do Ministério da Educação, do Conselho Estadual de Educação, e de diversos conselhos profissionais como o de fisioterapia e terapia ocupacional, de medicina, de fonoaudiologia, de farmácia, de nutrição, de psicologia e de odontologia.

Consulta pública

O Ministério da Educação (MEC) abriu, no mês passado, uma consulta pública relativa à oferta desse tipo de graduação na plataforma Participa + Brasil. A iniciativa ficará aberta até a próxima segunda (20).

Leia Também:  Projeto promove acesso de pessoas com deficiência a eventos culturais

De acordo com portal do governo federal, o objetivo da consulta é aprofundar o diálogo com diferentes segmentos da sociedade a respeito da regulação da EaD na educação superior no Brasil e verificar a pertinência de propostas consolidadas no âmbito do ministério para ajustes nessa modalidade.

A primeira dessas propostas visa elevar os critérios de qualidade que condicionam a oferta de cursos de ensino a distância. O intuito é aumentar a exigência do conceito institucional (CI-EaD) para as instituições que pretendem ofertar esse tipo de curso.

A segunda é para que esse tipo de curso seja autorizado somente quando a exigência de componentes curriculares presenciais não representar carga horária expressiva do curso. Dessa forma, a proposta estabelece que apenas os cursos que tiverem carga horária presencial obrigatória inferior a 30% da carga horária total poderão ser ofertados em EaD.

Dessa forma, haveria a proibição da oferta de diversos cursos, entre eles os de medicina, enfermagem, odontologia, psicologia, biomedicina, farmácia, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e nutrição.

Conselhos federais de diversas profissões têm se manifestado de forma contrária à oferta de cursos na área da Saúde por EaD por considerarem que a formação desses profissionais envolve a aprendizagem de conhecimentos e habilidades com o uso de estratégias de ensino integrado de teoria e prática.

Leia Também:  Prédio da Assembleia se ilumina pelo Setembro Amarelo

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Programa de Gestão de Documentos para as Escolas será implementado nas Superintendências Regionais de Ensino 

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA