Política
Escola estadual no Bairro Ouro Preto teme municipalização
Uma escola pequena, de apenas seis salas, com indicadores acima da média, que funciona há quase 50 anos no Bairro Ouro Preto, em Belo Horizonte, mas que pode ser municipalizada segundo os critérios do projeto Mãos Dadas, do governo do Estado. Esse foi o cenário encontrado pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que visitou, nesta sexta-feira (25/8/23), a Escola Estadual Sarah Kubitschek Itamarati.
O Mãos Dadas pretende transferir para os municípios escolas estaduais que atendam os anos iniciais do ensino fundamental. É o caso da Sarah Kubitschek Itamarati, que tem 303 alunos do 1º ao 5º ano, com idades entre seis e 11 anos. Em audiência realizada na ALMG neste mês, a diretora da escola, Polyana Camargos, contou que recebeu a visita de agente da Prefeitura de Belo Horizonte, que fez perguntas e fotos, mas não esclareceu o motivo do contato.
“Acho que, a qualquer momento, a municipalização pode acontecer”, suspeita a diretora. Segundo ela, a situação gera insegurança nas professoras efetivas, que podem ter que mudar de escola, e nas contratadas, que podem perder as vagas. A intenção de Polyana, na verdade, seria ampliar a unidade e atender os pais que lamentam não ter ali mesmo a continuidade dos estudos dos filhos. Projetos e eventos da escola envolvem a comunidade e vão desde teatro até educação para a cidadania.
Numa eventual expansão, seria possível também atender à principal demanda da escola, segundo Polyana, que é uma sala de recursos, já que a unidade tem 17 alunos com deficiência. Mas enquanto isso, a Sarah Kubitschek Itamarati comemora feitos como os excelentes índices de avaliação. No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), por exemplo, a escola atingiu 6,8, contra 6,1 no Estado e 5,8 no País.
“É uma escola que dá certo, que tem o carinho das crianças, que tem o pertencimento na comunidade e ótimos indicadores. Mas o Estado quer se desfazer disso”, criticou a deputada Beatriz Cerqueira (PT), presidenta da comissão e autora do requerimento para a visita. Para a parlamentar, a unidade tem que continuar a existir em sua plenitude. “Temos 180 escolas na lista de municipalização, mas não sabemos quais são. É uma tática do governo para que as comunidades não se posicionem”, frisou Beatriz Cerqueira.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário