Política
Escolta irregular de presos pela Polícia Civil será tema de audiência
Com a finalidade de debater a escolta de presos realizada pela Polícia Civil de Minas Gerais, considerada irregular, a Comissão de Segurança Pública realiza audiência pública nesta terça-feira (12/3/24). Solicitada pelo deputado Delegado Christiano Xavier (PSD), a reunião será às 10 horas, no Plenarinho II da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
De acordo com o requerimento desse parlamentar, a escolta realizada atualmente ignora o que estabelecem as Leis 13.054, de 1998, 14.695, de 2003, e Lei Complementar 84, de 2005. Segundo o documento, tais normas há mais de uma década atribuem essa função aos agentes penitenciários e, em caráter extraordinário, à Polícia Militar.
A Lei 13.054 trata do transporte de preso provisório ou condenado. Por sua vez, a Lei 14.695 cria a Superintendência de Coordenação da Guarda Penitenciária, a Diretoria de Inteligência Penitenciária e a carreira de agente de segurança penitenciário. Já a LC 84 modifica a estrutura das carreiras policiais civis, cria a carreira de agente de polícia e cria cargos no quadro de pessoal da Polícia Civil.
O requerimento ainda destaca que o deputado Delegado Cristiano Xavier foi provocado pelo Sindicato dos Servidores da Polícia Civil de Minas Gerais (Sindpol), que encaminhou ofício ao gabinete parlamentar. A entidade reforça que as escoltas realizadas em certas regiões de Minas, além de serem ilegais, agravam a situação de precariedade verificada nas unidades da PCMG e de sobrecarga dos policiais civis.
Para a audiência pública desta terça (12), foram convidados representantes da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, além dos dirigentes das Polícias Civil e Militar de Minas Gerais. Também foram chamados membros de entidades sindicais das duas corporações e, ainda, dos Bombeiros Militares e da Polícia Penal.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário