Pesquisar
Close this search box.

Política

Funcionamento dos Centros de Educação Continuada pauta audiência na ALMG

Publicados

em

Imagem

Nesta quinta-feira (25/4/24), uma decisão do governo do Estado que pode trazer impactos negativos para o funcionamento dos Centros Estaduais de Educação Continuada (Cesec´s) será tema de audiência da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas (ALMG).

Trata-se da Resolução SEE 4.955, publicada pela Secretaria de Estado da Educação, em fevereiro deste ano. Segundo a deputada Beatriz Cerqueira (PT), a reorganização estabelecida pela norma praticamente “exclui o direito à educação de jovens, adultos e idosos”. Parlamentares e convidados se reúnem a partir das 16 horas, no Auditório José Alencar, para discutir o assunto.

Botão

A parlamentar, que solicitou o debate, acredita que os Cesec’s são fundamentais para assegurar a educação de Jovens e adultos e atendem, geralmente, um público que trabalha 8 horas por dia, para o sustento da família, tem dificuldade de deslocamento porque depende exclusivamente de transporte público e, “quase sempre, precisa escolher entre a dedicação à sobrevivência e aos estudos”.

Na opinião de Beatriz Cerqueira, a situação dos que precisam trabalhar e estudar não estaria sendo considerada pela Secretaria de Estado da Educação, ao tratar do atendimento educacional deste público.

Leia Também:  JAIR BOLSONARO ESPERA CONTEMPLAR MUDANÇAS NAS REGRAS DA PREVIDÊNCIA

“Esta resolução foi imposta pela Secretaria de Estado de Educação, não foi dialogada previamente com os profissionais dos centros e muito menos com os estudantes”, ponderou. Segundo ela, os termos da norma mostram “completa desconexão com a realidade deste público”.

A incompatibilidade entre a carga horária proposta e a possibilidade de cumpri-la, além dos temas dos itinerários formativos, distantes dos desejos, ambições e disponibilidade dos estudantes/trabalhadores seriam exemplos dessa desconexão.

Para agravar o quadro, diz a parlamentar, a resolução propõe a implantação do ensino remoto para quem tem dificuldade de acesso às ferramentas digitais, seja por questão financeira (custo alto) ou mesmo pela falta de familiaridade com a linguagem on-line.

O Secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga Oliveira Icassati Rojas; a coordenadora do Fórum Estadual Permanente de Educação de Minas Gerais (Fepemg), Analise de Jesus da Silva; o diretor do Centro Estadual de Educação Continuada Betim (Cesec Betim), Alan Gouveia, e Ângela Maria Barbosa Almeida, diretora do Centro Estadual de Educação Continuada Sete Lagoas (Cesec Sete Lagoas) são alguns dos convidados que já confirmaram presença na audiência.

Leia Também:  Política de importação de leite prejudica produtores mineiros

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Audiência fará alerta para que tragédia gaúcha não se repita em MG

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA