Pesquisar
Close this search box.

Política

Gestores são convocados para explicar custeio do IPSM

Published

on

Imagem

O custeio do IPSM, o Instituto de Previdência dos Servidores Militares de Minas Gerais, volta a ser debatido em audiência da Comissão de Segurança Pública nesta quinta-feira (2/5/24), às 10 horas, desta vez com a convocação de três gestores do Estado. Entre outros pontos, os convocados deverão ser questionados sobre uma dívida da ordem de R$ 7 bilhões que o Estado teria com o órgão.

São eles: a secretária de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Luísa Barreto; o diretor geral do instituto, coronel Rodrigo de Faria Mendes; e o comandante-geral da Polícia Militar e presidente do Conselho de Administração do IPSM, coronel Rodrigo Piassi do Nascimento.

A audiência pública será realizada no Auditório do andar SE do Palácio da Inconfidência, sede da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), e foi solicitada pelo presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues (PL).

Botão

O objetivo geral é debater com os convocados e convidados o conteúdo de nota do IPSM publicada em 1º de março relativa a seu custeio, assinada pelo então diretor do órgão, coronel Paulo de Vasconcelos Júnior.

Leia Também:  Falta de controle social sobre o FEM preocupa comissão 

Na nota, o gestor afirma estar o IPSM em dia para com suas responsabilidades e custeio e trata como “conjecturas” o fato de haver ou não uma dívida do Estado com o IPSM, o que é rebatido pelo deputado.

“Ocorre que, em resposta a ofício da comissão encaminhado em 21 de dezembro do ano passado, o diretor geral do IPSM confirmou a omissão do Poder Executivo em cumprir o dever legal de repassar ao IPSM, de abril de 2020 a dezembro de 2023, os valores de 16% da contribuição patronal, e estimou em R$ 6 bilhões, 918 milhões e 329 a quantia que a autarquia deixou de receber”, frisa o presidente da comissão.

Lista

Projeto é criticado

Na nota, o diretor do Ipsemg à época manifestava sua expectativa de que o Governo de Minas encaminhasse à ALMG projeto para tratar das alíquotas de contribuição previstas na Lei Federal 13.954, de 2019.

De lá pra cá, de fato o governador enviou à ALMG Projeto de Lei (PL 2.239/24) sobre a matéria, recebido no Plenário em 18 de abril e também criticado pelo presidente da Comissão de Segurança Pública.

Leia Também:  TCE multa gestores municipais por inadimplência no envio de documentos

Segundo afirmou o deputado em reunião no Plenário, o projeto reduz o repasse da obrigação patronal, dos 16% previstos na Lei 10.366, de 1990, para apenas 1,5%. E eleva a cobrança da previdência dos militares de 8% para 10,5%, passando a cobrar 3% de contribuição de saúde, que não era cobrada.

Citação

Além dos gestores convocados, foram convidados para a audiência representantes do Tribunal de Contas do Estado, do Ministério Público, de entidades de servidores militares e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Published

on

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Procon apresenta balanço de atividades em 2023

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA