Pesquisar
Close this search box.

Política

Governador veta ampliação da Estação Ecológica de Fechos

Publicados

em

Imagem

A proposta de ampliação da Estação Ecológica de Fechos, em Nova Lima (Região Metropolitana de Belo Horizonte), foi totalmente vetada pelo governador Romeu Zema. O veto total à Proposição de Lei 25.628 foi publicado no Diário Oficial Minas Gerais deste sábado (13/1/24).

A proposição teve origem no Projeto de Lei (PL) 96/19, da deputada Ana Paula Siqueira (Rede), aprovado em 2º turno no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) no dia 19 de dezembro de 2023.

O objetivo da parlamentar com o acréscimo de 222 hectares à estação ecológica era reforçar a proteção da Bacia do Ribeirão dos Fechos, que ela considera importante para o abastecimento de água da RMBH.

Lista

No entanto, o governador Romeu Zema considerou que essa ampliação dos limites da unidade de conservação ambiental avançaria sobre uma área de grande potencial econômico. Em sua justificativa para o veto, ele argumenta que essa área tem potencial de lavra de 7 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. A exploração dessa jazida poderia gerar cerca de mil empregos diretos e indiretos e arrecadação de impostos superior a R$ 500 milhões anuais.

Leia Também:  Governo de Minas amplia investimentos em corredores de GNV no estado

Por esse motivo, o governador vetou a proposição por considerá-la contrária ao interesse público. “O veto não reduzirá a área da Estação Ecológica de Fechos, mantendo em sua totalidade a proteção que hoje é conferida ao manancial de água e à natureza da região”, afirmou, em sua justificativa para o veto. A unidade de conservação, com área de 853 hectares, foi criada por decreto do ex-governador Hélio Garcia em 1994.

Depois que o veto for recebido em Plenário, será formada uma comissão para analisá-lo. Depois que essa comissão emitir seu parecer, o veto será submetido à deliberação do Plenário em turno único. Para que o veto seja rejeitado, são necessários 39 votos contrários à sua manutenção.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Gestores traçam perfil da dívida de Minas Gerais

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA