Pesquisar
Close this search box.

Política

Governo não entrega plano de recuperação fiscal, e comissão cancela debate

Publicados

em

Imagem

A Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) esperava tomar conhecimento, em audiência nesta quinta-feira (11/10/23), do plano de recuperação fiscal encaminhado pelo governo à Secretaria do Tesouro Nacional no último dia 31 de maio. Com essa finalidade, representantes da Secretaria de Estado de Fazenda foram convidados para a reunião e compareceram, mas sem uma cópia do documento, o que impossibilitou o debate.

O referido plano é uma exigência do Ministério da Fazenda, responsável pela homologação da adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), que oferece melhores condições para o pagamento da dívida do governo estadual com a União. Como contrapartida, Minas deve adotar medidas para conter o crescimento de suas despesas, ainda não explicadas aos deputados e à população.

Botão

Ao ser informado pela assessora-chefe da Assessoria de Recuperação Fiscal, Maria Conceição Ladeira, de que ela não trazia uma cópia do plano, o qual deve ser entregue à Presidência da Assembleia nos próximos dias, o deputado Sargento Rodrigues (PL), que solicitou a audiência, lembrou que a legislação determina que o governo deve encaminhar o plano de recuperação aos chefes de Poderes e órgãos autônomos, como o Ministério Público, além de publicá-lo na internet.

Citação

Para Sargento Rodrigues e o colega Ricardo Campos (PT), o governo mais uma vez desrespeitou a Assembleia, inclusive ao não responder requerimento com a cobrança de informações sobre o plano de recuperação. “Não é possível esta Casa até hoje não ter conhecimento de uma proposta levada ao ministério no dia 31 de maio”, observou Ricardo Campos.

Leia Também:  Governo facilita acesso dos cidadãos aos serviços públicos e reduz despesas ao compartilhar imóveis estaduais 

Ambos inclusive sugeriram providências do comando da Assembleia em relação ao que consideram negativas do governo em prestar informações solicitadas pelo Parlamento mineiro.

Projeto que autoriza adesão ao RRF foi desarquivado

Na Reunião Ordinária de Plenário da última terça (11), o Projeto de Lei (PL) 1.202/19, de autoria do governador, que autoriza a adesão do Estado ao RRF, foi desarquivado pela Mesa da ALMG.

Na mesma reunião, foi recebida mensagem do governador com proposta de emenda à Constituição (PEC) que viabiliza a privatização de empresas públicas sem a exigência de se realizar um referendo popular, medida adicional ao RRF.

Em entrevista coletiva à imprensa, o presidente da ALMG, Tadeu Martins Leite (MDB), também lembrou a necessidade do envio, pelo governador, do plano de recuperação fiscal ao Parlamento mineiro para que o RRF possa tramitar.

Sem o conhecimento do seu conteúdo, segundo ele, não é possível avaliar em que termos o Executivo pretende renegociar a dívida do Estado com a União.

Lista

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Mirella aposta em look revelador e esbanja boa forma no espelho: “Comissão de fora!”

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA