Política
Legislativo homenageia Associação das Indústrias Sucroenergéticas do Estado
Impulsionar o crescimento sustentável e a projeção positiva do setor sucroenergético mineiro, abrangendo aspectos econômicos, ambientais e sociais, é o propósito da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig). Os serviços prestados pela entidade foram celebrados, em Reunião Especial do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na noite desta quinta-feira (21/09/23).
O presidente da Assembleia, deputado Tadeu Martins Leite (MDB) participou da homenagem e, em seu pronunciamento, abordou a importância da Siamig na defesa dos interesses do setor de açúcar, etanol e bioeletricidade, com sustentabilidade. “A partir da atuação da Siamig, o setor foi impulsionado a um outro patamar, com criatividade, investimento e inovação, se diversificou, modernizou-se e qualificou mão de obra, visando melhorias no bem-estar social, econômico político e ambiental”, avaliou o chefe do Legislativo mineiro. Ele completou enfatizando que a Assembleia acompanha esse trabalho e ressaltando o empenho das deputadas e dos deputados da ALMG em prol do setor produtivo.
O autor do requerimento para a realização da homenagem, deputado Raul Belém (Cidadania), também saudou o empenho da entidade, assim como a relevância da produção sucroenergética para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil, destancando, ainda, a geração de emprego e renda.
O parlamentar lembrou a tramitação, na ALMG, do Projeto de Lei (PL) 1159/23, de sua autoria, que cria a Politica Estadual de Incentivo ao consumo do Etanol, com o mote “na hora de abastecer, escolha o etanol”. Raul Belém explicou que o projeto objetiva “conscientizar sobre as vantagens ambientais do etanol, um combustível limpo e renovável, proveniente da cana-de-açucar, assim como valorizar o setor sucoenergético e os produtos rurais, além de fortalecer toda a cadeia produtiva, que gera milhares de empregos diretos e indiretos”.
Após receber a placa de homenagem, o presidente da Siamig, Mário Ferreira Campos Filho, agradeceu a parceria da Assembleia Legislativa em prol do seguimento, e registrou o crescimento da produção sucroenergética estadual. “Na safra 2023/24, estamos vivenciando mais um ano de notável recuperação no setor. Teremos a maior safra da história. Nosso Estado está prestes a se tornar o segundo maior produtor e exportador de cana-de-açucar do Brasil”. Mario Ferreira ainda citou o empenho do setor e da Siamig na busca de soluções sustentáveis e na geração de renda e desenvolvimento.
A homenagem contou com a presença do Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, de parlamentares estaduais e federais, entre outras autoridades. Houve apresentações musicais da Orquestra do Corpo de Bombeiros, além da exibição de vídeo institucional mostrando o trabalho da Siamig e registrando dados do setor sucroenergético de Minas Gerais.
Representatividade
O portal da Siamig explica que a associação é a junção de entidades das usinas de açúcar, etanol e bioeletricidade, representando os sindicatos estaduais da Indústria de Fabricação do Álcool e da Indústria do Açúcar (Sindaçúcar); além da Associação das Indústrias Sucroenergéticas mineiras.
Sucessora da Associação de Usineiros do Estado (1964), a Siamig estabelece parcerias colaborativas com instituições financeiras, centros de tecnologia e universidades, trabalhando em prol do crescimento do parque industrial sucroenergético de Minas Gerais.
A associação ainda ressalta seu papel no estímulo aos avanços tecnológicos e administrativos no setor, à adoção de práticas inovadoras de gestão e incorporação de tecnologia de ponta, com o propósito de aumentar a eficiência e a competitividade das empresas associadas.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário