Política
Luta por acesso à saúde é tema de audiência nesta terça (27)
A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar, nesta terça-feira (27/2/24), uma audiência de convidados para tratar da luta pelo direito à saúde na perspectiva do Movimento de Conscientização Família UAI de Hipersonia Idiopática e Narcolepsia de Minas Gerais e do Movimento em Defesa dos Direitos da Pessoa com Esclerose Lateral Amiotrófica (Movela).
A reunião, solicitada pelo deputado Betão (PT), vai ocorrer às 15h30, no Plenarinho II. Na ocasião, vão ser entregues diplomas referentes a votos de congratulações formulados a esses movimentos.
Para a reunião, foram convidadas a idealizadora do Movimento Família UAI-MG, Cecília Aparecida do Carmo, a integrante desse movimento, Lidiane Rodrigues Rabelo, a vice-presidente do Movela, Mônica Pereira Dato Guarnieri, e a fonoaudióloga e membro do Comitê Científico e do Conselho Administrativo da Associação Pró-Cura da ELA, Tamara Elisa Rocha Braga.
Hipersonia idiopática e narcolepsia
Narcolepsia e hipersonia idiopática são distúrbios do sono. Nesses casos, há sonolência excessiva durante o dia, mesmo quando a pessoa dormiu bem à noite.
A cataplexia, ou seja, a perda súbita e reversível da força muscular durante a vigília, é o único sintoma exclusivo da narcolepsia.
Esses distúrbios podem comprometer a vida pessoal, social e profissional daqueles que os portam.
Esclerose Lateral Amiotrófica
A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa, crônica, progressiva e fatal, porque até o momento não tem cura.
O paciente enfrenta uma progressiva paralisia/atrofia dos membros superiores e inferiores, que em pouco tempo impossibilita a locomoção e a realização de qualquer atividade que envolva o uso da musculatura corporal como um todo, embora mantenha a atividade cognitiva preservada.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário