Política
Luta por mais conquistas deve pautar Dia Internacional da Mulher
Mais do que celebrar, o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, mostra que ainda há muito a se conquistar na defesa pelos direitos das mulheres. A afirmação de parlamentares e profissionais ligadas à causa foi destacada, nesta sexta-feira (8/3/24), na abertura do Circuito Sempre Vivas, na Praça Sete, no Centro da Capital mineira.
O evento integra a programação Sempre Vivas 2024. A iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) é realizada anualmente pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, em parceria com coletivos, entidades e órgãos ligados à pauta feminina, com objetivo de dar visibilidade à luta das mulheres por direitos e marcar o Dia Internacional da Mulher.
No Circuito Sempre Vivas, a presidenta da referida comissão, deputada Ana Paula Siqueira (Rede), e a parlamentar Macaé Evaristo (PT), vice-presidenta da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, lembraram que ainda são alarmantes os números de feminicídio no Estado e no País.
Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgados nesta quinta-feira (7), revelaram que, em 2023, uma mulher morreu a cada seis horas vítima de feminicídio no Brasil. E Minas Gerais, conforme a pesquisa, foi o segundo Estado com mais casos no ano passado. De acordo com o relatório, em 2023, 183 mulheres foram assassinadas em Minas.
Ela acrescentou que a essa dura realidade dos casos de feminicídio se somam outros problemas enfrentados pelas mulheres como o trabalho do cuidado no ambiente doméstico, não remunerado e gerador de desgaste e adoecimento desse público, bem como a falta de oportunidades nos espaços de decisão e poder.
Silêncio é maior aliado do agressor
Grande parte das atividades e serviços durante o Circuito Sempre Vivas, nesta sexta (8), orientou sobre os vários tipos de violência contra a mulher e como procurar ajuda nesses casos.
Para a delegada de Polícia Civil, Danúbia Quadros, o silêncio da mulher é o maior aliado do seu agressor. “Vamos denunciar, não se calem”, aconselhou.
Cabo da Polícia Militar, Cristiane Carreira destacou que a violência contra a mulher começa com atos considerados pequenos. Se não identificados e combatidos, podem se ampliar, podendo ter como desfecho o feminicídio, como salientou.
Durante o evento, além de divulgar cartilha para vítimas de violência doméstica, a Polícia Militar quis dar visibilidade ao serviço chamado de visitas tranquilizadoras. Como explicou Cristiane Carreira, a atividade tem a finalidade de prestar apoio a uma mulher vítima de violência, tendo ou não medida protetiva.
“Às vezes, ocorreu um episódio de violência e a mulher denunciou. Mas ainda é uma fase inicial, ela continua com o companheiro e ainda não tem forças para sair da relação”, disse.
Conselheira do Conselho Regional de Psicologia, Isabella Lima contou que a entidade não é procurada diretamente para atuar em casos de violência doméstica. Mas tem a função de orientar psicólogos, os quais, por vezes, atendem casos desse tipo.
O conselho levou para o evento cartilhas sobre diversos tipos de machismo. Isabella Lima salientou que, muitas vezes, é sutil a violência a que a mulher é submetida. Por isso, é difícil identificá-la.
Uma apresentação teatral do grupo Calcinha de Palhaça também abordou, de forma didática, esses diversos tipos de violência.
Funcionária de uma creche na Capital, Marilda Batista achou interessante a proposta do evento. Ela passava pelo local na hora da iniciativa e pegou diversos folders sobre o assunto. De acordo com ela, para lutar por direitos, é importante se informar antes.
Sempre Vivas 2024
O Circuito Sempre Vivas contou com serviços de vários outros órgãos e instituições como a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), a Comissão de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar da OAB-MG, o Centro Risoleta Neves de Atendimento às Mulheres (Cerna) e o Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais.
“É tempo de reconhecer o valor das mulheres” é o slogan do Sempre Vivas 2024, que tem como tema o lugar da mulher na sociedade e como a sua invisibilidade dificulta o pleno exercício dos seus direitos, especialmente nos espaços de poder e decisão.
Neste ano, além de ciclo de debates, da Feira Mulheres de Minas e desse evento na Praça Sete, já realizados, haverá quatro encontros regionais em cidades no interior de Minas Gerais e uma campanha para arrecadar itens de higiene pessoal para mulheres em situação de vulnerabilidade.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário