Pesquisar
Close this search box.

Política

Luta por mais conquistas deve pautar Dia Internacional da Mulher 

Published

on

Mais do que celebrar, o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, mostra que ainda há muito a se conquistar na defesa pelos direitos das mulheres. A afirmação de parlamentares e profissionais ligadas à causa foi destacada, nesta sexta-feira (8/3/24), na abertura do Circuito Sempre Vivas, na Praça Sete, no Centro da Capital mineira.

O evento integra a programação Sempre Vivas 2024. A iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) é realizada anualmente pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, em parceria com coletivos, entidades e órgãos ligados à pauta feminina, com objetivo de dar visibilidade à luta das mulheres por direitos e marcar o Dia Internacional da Mulher.

No Circuito Sempre Vivas, a presidenta da referida comissão, deputada Ana Paula Siqueira (Rede), e a parlamentar Macaé Evaristo (PT), vice-presidenta da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, lembraram que ainda são alarmantes os números de feminicídio no Estado e no País.

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgados nesta quinta-feira (7), revelaram que, em 2023, uma mulher morreu a cada seis horas vítima de feminicídio no Brasil. E Minas Gerais, conforme a pesquisa, foi o segundo Estado com mais casos no ano passado. De acordo com o relatório, em 2023, 183 mulheres foram assassinadas em Minas.

Citação

Ela acrescentou que a essa dura realidade dos casos de feminicídio se somam outros problemas enfrentados pelas mulheres como o trabalho do cuidado no ambiente doméstico, não remunerado e gerador de desgaste e adoecimento desse público, bem como a falta de oportunidades nos espaços de decisão e poder.

Leia Também:  Seleção Feminina de Futsal é campeã do 1º Torneio Internacional de Xanxerê

Silêncio é maior aliado do agressor

Grande parte das atividades e serviços durante o Circuito Sempre Vivas, nesta sexta (8), orientou sobre os vários tipos de violência contra a mulher e como procurar ajuda nesses casos.

Para a delegada de Polícia Civil, Danúbia Quadros, o silêncio da mulher é o maior aliado do seu agressor. “Vamos denunciar, não se calem”, aconselhou.

Cabo da Polícia Militar, Cristiane Carreira destacou que a violência contra a mulher começa com atos considerados pequenos. Se não identificados e combatidos, podem se ampliar, podendo ter como desfecho o feminicídio, como salientou.

Durante o evento, além de divulgar cartilha para vítimas de violência doméstica, a Polícia Militar quis dar visibilidade ao serviço chamado de visitas tranquilizadoras. Como explicou Cristiane Carreira, a atividade tem a finalidade de prestar apoio a uma mulher vítima de violência, tendo ou não medida protetiva.

“Às vezes, ocorreu um episódio de violência e a mulher denunciou. Mas ainda é uma fase inicial, ela continua com o companheiro e ainda não tem forças para sair da relação”, disse.

Conselheira do Conselho Regional de Psicologia, Isabella Lima contou que a entidade não é procurada diretamente para atuar em casos de violência doméstica. Mas tem a função de orientar psicólogos, os quais, por vezes, atendem casos desse tipo.

O conselho levou para o evento cartilhas sobre diversos tipos de machismo. Isabella Lima salientou que, muitas vezes, é sutil a violência a que a mulher é submetida. Por isso, é difícil identificá-la.

Leia Também:  Comissão dá aval a projeto para beneficiar mulheres vítimas de violência

Uma apresentação teatral do grupo Calcinha de Palhaça também abordou, de forma didática, esses diversos tipos de violência.

Funcionária de uma creche na Capital, Marilda Batista achou interessante a proposta do evento. Ela passava pelo local na hora da iniciativa e pegou diversos folders sobre o assunto. De acordo com ela, para lutar por direitos, é importante se informar antes.

Sempre Vivas 2024

O Circuito Sempre Vivas contou com serviços de vários outros órgãos e instituições como a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), a Comissão de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar da OAB-MG, o Centro Risoleta Neves de Atendimento às Mulheres (Cerna) e o Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais.

“É tempo de reconhecer o valor das mulheres” é o slogan do Sempre Vivas 2024, que tem como tema o lugar da mulher na sociedade e como a sua invisibilidade dificulta o pleno exercício dos seus direitos, especialmente nos espaços de poder e decisão.

Neste ano, além de ciclo de debates, da Feira Mulheres de Minas e desse evento na Praça Sete, já realizados, haverá quatro encontros regionais em cidades no interior de Minas Gerais e uma campanha para arrecadar itens de higiene pessoal para mulheres em situação de vulnerabilidade.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Published

on

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Plenário aprova projeto sobre treinamento em primeiros socorros

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA