Pesquisar
Close this search box.

Política

Medalha da Inconfidência será entregue neste domingo (21), em Ouro Preto

Publicados

em

Imagem

Será realizada no domingo (21/4/24), a partir das 9 horas, em Ouro Preto (Região Central), a cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência. Serão agraciadas 171 pessoas por suas relevantes contribuições para a sociedade.

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Martins Leite (MDB), que também preside o Conselho Permanente da Medalha da Inconfidência, participará da solenidade.

A honraria máxima da medalha, o Grande Colar, será entregue ao ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (1995 a 2002), que ainda não confirmou presença na solenidade. O Grande Colar é concedido a chefes de Estado, chefes de governo e chefes dos demais Poderes da União.

As outras 170 medalhas se dividem da seguinte maneira: 40 Grandes Medalhas, 58 Medalhas de Honra e 72 Medalhas da Inconfidência. Entre os agraciados, está o deputado estadual, João Júnior (PMN), que receberá a Medalha de Honra.

O orador oficial da solenidade será o vice-governador de Minas, Mateus Simões.

A cerimônia terá dois momentos, na Praça Tiradentes e no Centro de Convenções da UFOP (Rua Diogo de Vasconcelos, 328 – Pilar), onde haverá a entrega das condecorações pelo governador Romeu Zema.

Leia Também:  Em carta aberta, esposa de Faustão fala sobre transplante ‘Um domingo abençoado’

Transporte de restos mortais faz justiça histórica a Bárbara Heliodora

Este ano, a cerimônia terá uma homenagem especial à poeta Bárbara Heliodora. Ela foi casada com Alvarenga Peixoto e na residência deles eram realizadas reuniões dos Inconfidentes. O casal participou do movimento e Bárbara Heliodora ganhou o título de Heroína da Inconfidência Mineira.

Ela morreu em 1819, no Sul de Minas, e foi enterrada numa vala comum. Como reparação histórica, será realizado o despojo, com a retirada da terra do túmulo onde foram sepultados seus restos mortais, na cidade de São Gonçalo do Sapucaí. Eles serão transportados para o Panteão dos Inconfidentes, no Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, neste 21 de abril.

Bárbara Heliodora Guilhermina da Silveira nasceu em 1759, em São João del-Rei. Ela também se destacou como uma das pioneiras da literatura brasileira.

Condecoração foi criada por JK

A Medalha da Inconfidência foi criada em 1952 pelo então governador Juscelino Kubitscheck e é tradicionalmente entregue em 21 de abril. Nessa data, em 1792, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi executado no Rio de Janeiro. Ele é considerado o mártir da Inconfidência Mineira, movimento de independência que teve como epicentro a cidade de Ouro Preto.

Leia Também:  PL autoriza a Defensoria a definir o valor dos subsídios dos seus membros

A cabeça de Tiradentes foi exposta na praça principal da então Vila Rica, atualmente Ouro Preto, onde há uma estátua em sua homenagem. Todos os anos, a capital do Estado é simbolicamente transferida para a cidade, no dia 21 de abril.

Semana de eventos

Pelo segundo ano consecutivo, as comemorações da Inconfidência Mineira não se limitam à solenidade de entrega das medalhas. O Governo de Minas promove, de 14 a 21 de abril, a Semana da Inconfidência em Conexões, com atividades diversas em Ouro Preto e Tiradentes. Além de o nome da cidade homenagear o mártir da Inconfidência, foi lá que ocorreu, em 1788, uma das primeiras reuniões dos inconfidentes mineiros.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Nova lei estende até o final de 2024 prazo para uso de verbas da saúde, parcerias e convênios

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA