Pesquisar
Close this search box.

Política

NÃO PUBLICAR – Apaes

Publicados

em

Imagem

Nesta terça-feira (7/11/23), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência pública para debater a importância das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de Minas Gerais, em especial no sentido de lhes garantir a destinação de recursos na Lei Orçamentária Anual de 2024 e nos anos seguintes.

A reunião será realizada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da ALMG, a partir das 15h30, no Auditório José Alencar Gomes, atendendo requerimento do deputado Coronel Sandro (PL).

Botão

De acordo com a Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais, mais de 50% dos 853 municípios de Minas Gerais contam com pelo menos uma Apae. São instituições sem fins lucrativos que oferecem serviços nas áreas de educação, saúde e assistência social às pessoas com deficiência intelectual e múltipla e a suas famílias.

Os serviços oferecidos têm o objetivo de promover a autonomia, a inclusão social e a melhora da qualidade de vida das pessoas com deficiência e, consequentemente, de suas famílias.

Leia Também:  Apaes de Minas vão reduzir custos em R$ 80 mil por ano com energia solar do Grupo Cemig

Proposta de Emenda à Constituição

Atualmente, a Assembleia de Minas analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 13/23, que trata do repasse direto de emendas parlamentares impositivas a hospitais filantrópicos, às Apaes, asilos e vilas vicentinas que tenham o Certificado de Entidades Beneficentes de Assistência Social (Cebas).

A PEC já foi aprovada em 1º turno pelo Plenário da Assembleia, em 25 de outubro de 2023. Antes de ser aprovado em definitivo, o texto precisa ser analisado novamente em comissão especial. A PEC é assinada por 26 parlamentares, sendo o primeiro deles o deputado Arlen Santiago (Avante). O texto aprovado pelo Plenário em 1º turno permite repasses via municípios e instrumentos jurídicos.

Assim, fica previsto que, na modalidade da transferência especial, a emenda parlamentar possa indicar para execução do município os recursos a serem repassados para entidades privadas sem fins lucrativos que atuem de forma complementar ao Sistema Único de Saúde (SUS) e ao Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Fica estabelecido que o município deve fazer o repasse dos recursos à entidade privada indicada por meio de convênio ou outro instrumento jurídico no qual deverá ser definido o objeto do gasto. E que o repasse desses recursos poderá se dar também por meio de subvenção social (transferência de recursos de ente público para ente privado sem fins lucrativos com o objetivo de cobrir despesas de custeio).

Leia Também:  EMIDINHO MADEIRA APRESENTA PROJETO DE LEI QUE CRIA DIA DO PRODUTOR DE LEITE

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Apaes são essenciais para inclusão social de pessoas com deficiência

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA