Política

Parlamentares lembram datas comemorativas em seus discursos

Publicados

em

Imagem

Na semana em que se celebra a Inconfidência Mineira, em 21 de abril, parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), foram a tribuna para lembrar a data e ainda, outras comemoradas neste mês, como o Dia Mundial do Livro (23). Na reunião ordinária de Plenário desta terça-feira (23/4/24), deputados também falaram de visitas à China e de comitiva italiana ao Legislativo mineiro.

Botão

O deputado Leleco Pimentel (PT) utilizou o mote do Dia de Tiradentes, que protestou contra o jugo econômico imposto ao Brasil por Portugal, para divulgar o Plebiscito Popular em Defesa das Estatais de Minas Gerais. Segundo ele, serão espalhadas urnas por todo o Estado para que a população vote, respondendo a duas perguntas.

A primeira delas é se o cidadão concorda com a manutenção, na Constituição do Estado, do direito da população ser consultada sobre a privatização de estatais. E a segunda, se concorda com a continuidade da administração das estatais mineiras – Codemig, Codemge, Cemig, Copasa e Gasmig – pelo Governo do Estado. “Será um grande exercício de cidadania; quero sensibilizar todos os deputados para que se juntem a esta causa. Viva os movimentos populares!”, comemorou.

Tendo também como gancho o 21 de abril, o deputado Elismar Prado (PSD) disse que na data, participou de evento histórico para os mineiros: em Patrocínio (Alto Paranaíba), foi inaugurada a primeira filial do Hospital de Amor de Barretos (SP). Intitulada Júlia do Prado, mãe do deputado, a Unidade de Prevenção ao Câncer já atende gratuitamente à comunidade local e regional.

O estabelecimento conta com uma carreta que faz a busca ativa de pacientes em 50 municípios da região, que podem fazer exames preventivos e pequenas cirurgias. oncológicas. O parlamentar divulgou também que em breve será inaugurada outra unidade desse hospital em Unaí (Noroeste). E elogiou o trabalho de seu irmão, o deputado federal Weliton Prado (Solidariedade), que destina todo o montante de suas emendas parlamentares para o enfrentamento ao câncer.

Leia Também:  Julgamento de ex-presidente e uso de armas são temas de discursos

Dia Mundial do Livro

Por sua vez, a deputada Bella Gonçalves (Psol) enfatizou a importância de outra data, 23 de abril, na qual é comemorado o Dia Mundial do Livro. E lembrou as escritoras mineiras Carolina Maria de Jesus e Lélia Gonzales, que terão estátuas inauguradas na Capital. Ela comentou que Carolina dizia que o Brasil precisava de eleger um presidente que passou fome, pois “a fome é professora”.

Bella Gonçalves avaliou que falta vontade política para acabar com a fome, referindo-se ao R$ 1 bilhão que o Estado deveria destinar ao Fundo de Erradicação da Miséria. Como o governo não fez essa previsão no Orçamento, a oposição protestou e conseguiu a destinação ao Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS). Mas o governo descumpriu o acordo, vetando o recurso a esse fundo. A deputada conclamou os colegas a derrubarem o veto do governador sobre o tema.

Já o deputado Caporezzo (PL) lembrou o 21 de abril como data que ficou marcada neste ano pelo ato na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ), com a participação de Jair Bolsonaro, em defesa da liberdade de expressão. O parlamentar repetiu frases ditas no evento pelo ex-presidente: “Temos pessoas que vão continuar a fazer a política do Brasil grande e isso só acontecerá se houver liberdade de expressão, que está sendo atacada”.

Noutro momento, Caporezzo repercutiu notícia de que o governo Lula retomará a reforma antimanicomial acabando com os últimos hospícios. Crítico da reforma, o deputado afirmou que a maioria dos doentes mentais não gera perigo para a sociedade, mas em alguns casos é necessária a internação. E lembrou de caso em que doentes mentais assassinaram pessoas em Garanhuns (PE).

Países parceiros do Brasil são tema de discursos

O deputado Doutor Jean Freire (PT) falou de sua visita de duas semanas à China, junto com os colegas Macaé Evaristo e Ricardo Campos, também do PT, além de outros representantes. Ele enfatizou a diversidade cultural do país, que tem 1,4 bilhão de pessoas em uma grande extensão territorial. Valorizou os investimentos constantes na melhoria da infraestrutura, o que garante melhor qualidade de vida para a população chinesa.

Leia Também:  Deputadas repudiam estupro de jovem e lembram Agosto Lilás

Por fim, valorizou a atenção do governo local à saúde. “Vimos a saúde de qualidade chegando a todos.; a pessoa que tem algum problema pode ligar para uma espécie de Samu chinês, que atende a qualquer questão envolvendo a saúde”, disse. Por fim, elogiou a segurança pública: “O cidadão anda pelas ruas de Pequim a qualquer hora da noite”.

Itália

A visita do embaixador e da cônsul da Itália à ALMG foi apresentada pelo deputado Mauro Tramonte (Republicanos). O evento contou ainda, com representantes de empresas italianas com filiais no Brasil. De acordo com Mauro Tramonte, foi também criada na ocasião a Frente Parlamentar Minas-Itália, encabeçada pelo deputado. “Foi também a oportunidade de celebrarmos os 150 anos da imigração italiana no Brasil”, declarou.

Com dupla cidadania do Brasil e da Itália, o deputado agradeceu a participação de outros parlamentares na visita, que também assinaram o documento pela criação da frente. E fez uma menção especial ao presidente Tadeu Martins Leite (MDB), que recebeu a comitiva italiana.

Minutos de silêncio

Durante a reunião, foram feitos minutos de silêncio em memória de falecidos recentes, lembrados pelos seguintes parlamentares : Dona Hermelinda Conceição de Paula, avó do prefeito de Caldas (Sul), Aílton Goulart (Professor Maurício, do Novo); Padre Paulo Nobre, da Arquidiocese de Mariana (Leleco Pimentel); e Renata Miranda Gonçalves, prima de Bella Gonçalves, que solicitou a homenagem.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESPORTES

De campeão olímpico a campeão do povo: Maurício do Vôlei reafirma compromisso com os brasileiros e derrota o retorno do DPVAT

Publicados

em

Ontem foi escrita mais uma página de uma história que já inspirou milhares de brasileiros. A Câmara dos Deputados rejeitou a volta do famigerado DPVAT, o imposto que, durante anos, pesou no bolso de milhões de cidadãos. Entre os nomes que se destacaram nesta batalha, está o deputado federal Maurício do Vôlei, um homem cuja trajetória é marcada pela entrega, pela superação e pelo compromisso inabalável com a nação.

No início do ano passado, ao votar favoravelmente à retomada do DPVAT por engano, Maurício não fugiu de sua responsabilidade. Reconheceu o erro publicamente e, com humildade, pediu desculpas ao povo brasileiro, mostrando que lideranças fortes também sabem ser humanas. Desde então, o deputado trabalhou incansavelmente para provar que sua luta vai além de um voto ou de um discurso — ela é pela proteção dos valores que sustentam nosso país: a família, a fé e a liberdade.

“Sempre defenderei os brasileiros, assim como defendi as cores da bandeira nas quadras. Minha missão não mudou. Não sou daqueles que mudam de camisa para agradar ou vencer uma eleição. Fui, sou e sempre serei conservador, defensor da família, do trabalho honesto e do futuro das próximas gerações”, afirmou o parlamentar, emocionado, logo após a vitória no plenário.

Leia Também:  Congresso autoriza aumento de salário para presidente e parlamentares

Assim como em sua carreira no vôlei, Maurício jogou limpo. Diferente de muitos que alternam entre partidos e bandeiras de acordo com o vento político, ele permaneceu firme em seus princípios no PL. Para ele, o mandato não é sobre garantir reeleição; é sobre construir um legado — um Brasil que mantenha suas raízes e seu povo livre de amarras.

Ontem, a Câmara mandou um recado claro ao país: impostos que penalizam ainda mais os trabalhadores brasileiros, como o DPVAT, não têm espaço aqui. E Maurício do Vôlei deixou registrado que está e sempre estará em defesa das pessoas que acreditam num Brasil forte e justo.

Se ontem ele estava nas quadras levantando troféus pelo Brasil, hoje ele ergue as bandeiras da família, da justiça e do povo. Maurício do Vôlei segue sendo um campeão — não só no esporte, mas na vida pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA