Pesquisar
Close this search box.

Política

Participantes de audiência clamam pelo asfaltamento de trecho da LMG 654, no Norte de Minas

Publicados

em

Imagem

Após relatarem sofrimento, desesperança e prejuízos, moradores do distrito de São João da Vereda, em Montes Claros (Norte), e de várias comunidades rurais da região deixaram a câmara municipal da cidade, nesta segunda-feira (13/11/23), um pouco mais confiantes de que finalmente o asfalto que dá acesso à localidade está próximo de ser feito.

Eles participaram de audiência pública realizada em Montes Claros pela Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O engenheiro do DER-MG, Tibireçá Pires Glória, que representou a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), na reunião, garantiu que há várias obras já licitadas para a região Norte do Estado e que o projeto para trecho da LMG 654 será concluído no início de 2024. A LMG é a estrada que liga a BR-365, em Montes Claros, ao distrito de São João da Vereda. Segundo participantes da audiência, o referido distrito, com cerca de 20 mil habitantes, é o único de Montes Claros que ainda não tem acesso por asfalto.

O vice-presidente da comissão, deputado Ricardo Campos (PT), que solicitou a audiência, também saiu satisfeito e garantiu que estará com o titular da Seinfra ainda esta semana, para pedir também que sejam feitas obras de reparo imediatas ainda este ano, nesse trecho de estrada. O parlamentar citou artigos da Lei 23.574, de 2020, aprovada pela Assembleia, por meio da qual os cidadãos podem acompanhar as obras que o Executivo tem obrigação de fazer na malha viária do Estado.

O parlamentar propôs união de esforços e encaminhamentos para solução do problema, que já se arrasta há vários anos, inclusive uma conversa com a prefeitura de Montes Claros, para saber se há mesmo interesse em municipalizar a rodovia LMG 654, como teria sido dito em outras reuniões sobre o assunto.

Citação

A vice-presidenta da Assembleia, deputada Leninha (PT), também fez um apelo às outras lideranças políticas da região, para que as diferenças partidárias não atrapalhem a luta pelo bem estar das comunidades. “Não podemos ficar presos à velha política, onde os diferentes não conversam. A população está sofrendo para se deslocar, para acessar serviços de saúde, para vender seus produtos”, destacou.

Leia Também:  Luzes no fim do túnel para salvar a Pedra Grande da mineração

Segundo Naiara Oliveira Silva, moradora do distrito, já houve inúmeras reuniões para tratar do assunto e outras tantas promessas do DER que não foram cumpridas. Segundo ela, representantes da Seinfra disseram ano passado que o projeto técnico para contratação da obra já estava pronto, o que não era verdade.

Citação

“Na seca é só poeira. No período chuvoso, qualquer chuva de 30 ou 40 minutos nessa estrada prejudica todo mundo, causa inúmeros transtornos para a toda população, além de prejuízos também para os produtores e comerciantes que ali vivem”, afirmou o vereador de Montes Claros Valdecy Contador.

Governador é criticado por vários participantes

O deputado federal Paulo Guedes (PT), que também acompanhou a reunião, citou vários trechos de estradas que estão sob responsabilidade do governo estadual e cujo asfaltamento já deveria ter sido feito há vários anos. Entre eles, vias em municípios como São João da Ponte, Espinosa, Capitão Enéas, Taiobeiras, Currral de Dentro, Araçuaí e Novo Cruzeiro.

Na opinião do deputado federal, uma pequena parte do que o Estado arrecada com a concessão e o pedágio da BR-135 seria suficiente para asfaltar os mais de mil quilômetros de todas as estradas citadas na região. Para o parlamentar, Romeu Zema “tem preconceito com os municípios do semi-árido mineiro”.

Leia Também:  Governo anuncia pagamento proporcional do piso dos professores

Segundo ele, uma das condicionantes para a concessão da BR-135 era que a empresa concessionária resolvesse também a situação da estrada até Coração de Jesus, e nada foi feito.

Outro que fez duras críticas ao governador foi o vereador de Montes Claros, Rodrigo Cadeirante, para quem Zema estaria desrespeitando o povo humilde da região. “A população espera mais de um governador do que só ficar gravando vídeo fazendo flexões ou coando café”, emendou o vereador.

Citação

A vereadora professora Iara Pimentel (PT), da Câmara de Montes Claros, enfatizou que a falta de estradas prejudica a educação, a saúde e a segurança da região e que a luta deve ser apartidária. “A eleição acabou, agora precisamos cuidar do povo”, disse ela.

O representante da Polícia Militar de Minas Gerais, tenente Talmom Philipe Cordeiro de Morais, afirmou que o problema não é somente a estrada ruim. “A logística para chegarmos na região é um desafio. A ponte sobre o rio Pacuí não aguenta o peso de uma viatura”, afirmou.

Ao final da audiência, o deputado Ricardo Campos também anunciou a montagem de um comitê gestor para acompanhar a obra, com vereadores de Montes Claros e moradores das regiões que participaram da audiência, para que não sejam necessárias mais reuniões sobre o assunto.

Ainda foram elaborados vários requerimentos durante o encontro, pedindo providências em relação a estradas da região, que devem ser aprovados posteriormente na Assembleia.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Aos 44 anos da Lei da Anistia, Assembleia debate a importância da democracia

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA