Pesquisar
Close this search box.

Política

Pesquisas investigam violações de direitos de trabalhadores por empresas na ditadura

Publicados

em

Imagem

Debater resultados de pesquisas acadêmicas que investigam a participação de empresas nas violações de direitos humanos das trabalhadoras e dos trabalhadores durante a ditadura militar.

Esse é o objetivo de audiência pública que a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar nesta quinta-feira (28/9/23).

Botão

A reunião, solicitada pelos deputados Betão (PT) e Celinho Sintrocel (PCdoB), presidente e vice-presidente da comissão, vai ocorrer às 14 horas, no Auditório José Alencar.

Segundo a assessoria do deputado Betão, levantamento do Centro de Antropologia e Arqueologia Forense da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), entre os anos de 2022 e 2023, focou na atuação de, pelo menos, dez empresas por cumplicidade com a ditadura militar e violação aos direitos humanos.

Algumas dessas empresas, de acordo com o gabinete, estão em Minas como a Fiat Automóveis, a Belgo-Mineira e a Mannesmann.

Na pesquisa, que teve apoio da Comissão da Verdade dos Trabalhadores e Movimento Sindical em Minas Gerais, equipes analisaram a documentação presente em acervos históricos. Além disso, também houve entrevistas com pessoas vitimadas.

Leia Também:  Minas tem menor percentual de docentes concursados na educação básica

Foram ouvidos funcionários, sindicalistas e militantes, comunidades indígenas, quilombolas e camponesas, conforme relatou o gabinete do parlamentar.

Ainda de acordo com o gabinete, há relatos de que as empresas teriam promovido demissões por razões políticas, coibido greves e manifestações de operários e divulgado as chamadas “listas sujas” com nomes de operários que não deveriam ser contratados por outras empresas, entre outros fatos.

Luta por justiça

O deputado Betão enfatiza que essa pesquisa é um marco na luta por justiça a esses trabalhadores mineiros.

Citação

Para a reunião foram chamados representantes da Procuradoria da República, do Ministério Público do Trabalho, dos Ministérios do Trabalho e Emprego e dos Direitos Humanos, e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos. Também foram convidados pesquisadores de universidades e integrantes de sindicatos.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Visita a Barra Longa verificará contaminação do solo e do ar

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA