Política
PJ Minas 2024 debaterá “Melhorias no ensino escolar”

O Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) de 2024 debaterá o tema “Melhorias no ensino escolar”. A proposta foi escolhida por 225 estudantes, em votação híbrida realizada nesta quinta-feira (21/9/23) por jovens dos 132 municípios que participam da edição de 2023. Os outros temas concorrentes, “Sexualidade na juventude” e “Cultura e juventude”, receberam, respectivamente, 64 e 129 votos.
A votação reuniu os representantes dos 20 polos regionais do PJ Minas que participam da Plenária Estadual na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e outros que permanecem no interior e votaram por meio de um link. Esse modelo de votação remota foi adotado em 2021, em função da pandemia e, desde então, passou a ser usado junto com a votação presencial, ampliando, assim, a participação.
Leandra Martins de Oliveira, da coordenação estadual do PJ Minas, destacou o processo de construção do tema, a partir das sugestões elaboradas nas plenárias municipais e, depois, nas regionais. Segundo ela, os temas vieram dos 20 polos e a coordenação selecionou três, a partir de critérios como relevância social, viabilidade e alternância dos eixos de discussão.
Jovens fizeram a defesa dos temas
Os próprios estudantes fizeram a defesa de cada tema. No caso da proposta vencedora, eles salientaram que a educação é a base para as demais atividades da vida e pode impulsionar todas elas. “Os países mais desenvolvidos, com os melhores Índices de Desenvolvimento Humano, são os que investem na educação”, afirmou João Paulo Rodrigues, de Itajubá (Polo Sul II).
Para os estudantes, o atual quadro da educação no Brasil não atende à realidade dos jovens. “Nossa educação não está nos libertando como deveria”, opinou Isabela Contagem, de Araxá (Triângulo). “A falta de empatia vem do ensino falho. Não vejo como o Brasil pode ser diferente com a educação que temos”, completou Frederico Fischer, de Belo Horizonte (Metropolitano).
A temática da sexualidade também foi destacada como uma forma de se vencer preconceitos e se evitar abusos, doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada. E a da cultura foi associada à diversidade do Brasil, ao conhecimento das nossas origens e ancestralidade, ao pertencimento. Também foi apontada como ferramenta para tirar o jovem da criminalidade.
Os jovens foram saudados pelo deputado Leleco Pimentel (PT), que contou sobre sua decisão de entrar para a política, tomada a partir de sua participação na Pastoral da Juventude e no movimento estudantil. “Entendi que as decisões políticas podem mudar a vida das pessoas”, justificou. Ele incentivou os jovens a crescerem em consciência e cidadania. “Que a Assembleia seja um lugar de formação e libertação”, completou.
O deputado ainda apresentou aos jovens o servidor Andrêy de Paula Macêdo, advogado e assessor parlamentar. Há 13 anos, ele participou do PJ Minas. Leleco Pimentel é membro da Comissão de Participação Popular, que é encarregada de dar encaminhamento às propostas votadas pelos jovens na Plenária Final. Nesta edição de 2023, eles debatem “Jovem e Mercado de Trabalho”. A votação final das propostas sobre esse tema ocorrem nesta sexta-feira (22).
Fonte: Assembleia Legislativa de MG


ESPORTES
De campeão olímpico a campeão do povo: Maurício do Vôlei reafirma compromisso com os brasileiros e derrota o retorno do DPVAT

Ontem foi escrita mais uma página de uma história que já inspirou milhares de brasileiros. A Câmara dos Deputados rejeitou a volta do famigerado DPVAT, o imposto que, durante anos, pesou no bolso de milhões de cidadãos. Entre os nomes que se destacaram nesta batalha, está o deputado federal Maurício do Vôlei, um homem cuja trajetória é marcada pela entrega, pela superação e pelo compromisso inabalável com a nação.
No início do ano passado, ao votar favoravelmente à retomada do DPVAT por engano, Maurício não fugiu de sua responsabilidade. Reconheceu o erro publicamente e, com humildade, pediu desculpas ao povo brasileiro, mostrando que lideranças fortes também sabem ser humanas. Desde então, o deputado trabalhou incansavelmente para provar que sua luta vai além de um voto ou de um discurso — ela é pela proteção dos valores que sustentam nosso país: a família, a fé e a liberdade.
“Sempre defenderei os brasileiros, assim como defendi as cores da bandeira nas quadras. Minha missão não mudou. Não sou daqueles que mudam de camisa para agradar ou vencer uma eleição. Fui, sou e sempre serei conservador, defensor da família, do trabalho honesto e do futuro das próximas gerações”, afirmou o parlamentar, emocionado, logo após a vitória no plenário.
Assim como em sua carreira no vôlei, Maurício jogou limpo. Diferente de muitos que alternam entre partidos e bandeiras de acordo com o vento político, ele permaneceu firme em seus princípios no PL. Para ele, o mandato não é sobre garantir reeleição; é sobre construir um legado — um Brasil que mantenha suas raízes e seu povo livre de amarras.
Ontem, a Câmara mandou um recado claro ao país: impostos que penalizam ainda mais os trabalhadores brasileiros, como o DPVAT, não têm espaço aqui. E Maurício do Vôlei deixou registrado que está e sempre estará em defesa das pessoas que acreditam num Brasil forte e justo.
Se ontem ele estava nas quadras levantando troféus pelo Brasil, hoje ele ergue as bandeiras da família, da justiça e do povo. Maurício do Vôlei segue sendo um campeão — não só no esporte, mas na vida pública.
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Sobretaxa reduzirá investimentos em MG
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Poços confirma caso de febre amarela
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Luís Eduardo Falcão Ferreira é eleito presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) para a gestão 2025&2028
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falcão é eleito presidente da AMM
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Imersão Indústria é um marco de inovação e conectividade para o setor industrial
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Projeto Descobrir integra novos presidentes de sindicatos rurais
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Uberaba lança Circuito Viva o Centro