Pesquisar
Close this search box.

Política

PL que regulamenta outorga coletiva de água preocupa comissão

Published

on

Imagem

O Projeto de Lei (PL) 754/15, do deputado Antonio Carlos Arantes (PL), que tem o objetivo de regulamentar a outorga coletiva do direito de uso da água, está pronto para ser votado em definitivo no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). No entanto, preocupados com seus possíveis impactos ambientais, parlamentares do bloco Democracia e Luta solicitaram audiência pública sobre a proposta.

A reunião, promovida pela Comissão de Participação Popular, foi agendada para esta quarta-feira (29/5/24), a partir das 10 horas, no Auditório José Alencar.

Botão

Originalmente, o projeto disciplina a outorga coletiva, uma solução alternativa na resolução de conflitos de acesso à água, ao prever a gestão compartilhada de um sistema hídrico entre órgãos gestores e usuários.

O texto aprovado em 1º turno também passou a instituir a Política Estadual de Agricultura Irrigada Sustentável.

No entanto, alguns artigos da proposição têm gerado controvérsia entre os parlamentares. Durante a análise de 2º turno da Comissão de Agropecuária e Agroindústria, por exemplo, o relator rejeitou propostas de emenda que excluíam dispositivos que tratam de projetos de irrigação, obras, atividades ou empreendimentos considerados de utilidade pública pelo poder público estadual, com a consequente flexibilização do processo de licenciamento ambiental.

Leia Também:  Comissão de DH pede remoção de acampamento bolsonarista em Brasília

“O que nós avaliamos é que há muitas desconformidades entre alguns pontos apresentados no projeto e as legislações federal e estadual, o que pode comprometer a integridade do Sistema Estadual de Recursos Hídricos. Por exemplo, quando interfere em competências que são dos comitês de bacias, diminuindo sua participação enquanto órgão deliberativo. Outros pontos mostram claro risco ao meio ambiente. Enfim, são várias questões que precisam ser discutidas e corrigidas”, explica o líder da Minoria, deputado Doutor Jean Freire (PT).

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Published

on

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Comissão Agropecuária se reúne em Visconde do Rio Branco nesta sexta-feira (24)

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA