Política
PL que viabiliza empréstimo no Banco dos Brics volta a Plenário
O Projeto de Lei (PL) 878/23, que viabiliza empréstimo do Governo de Minas junto ao New Development Bank, mais conhecido como Banco dos Brics, está novamente pronto para ir ao Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em 1º turno. De autoria do governador Romeu Zema, a proposição autoriza o Poder Executivo a prestar contragarantia à União em face das garantias oferecidas pelo governo federal nessa operação de crédito.
A Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) apreciou nesta quarta-feira (23/8/23) três emendas que tinham sido apresentadas pelo deputado Sargento Rodrigues (PL) na fase de discussão em Plenário, na terça-feira (22). Na FFO, o relator da proposta, deputado Zé Guilherme (PP), opinou pela aprovação da emenda nº 2 e pela rejeição das de nºs 1 e 3.
Recursos financiarão infraestrutura
Segundo a proposta, o empréstimo, da ordem de R$ 200 milhões, será feito pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e o valor será aplicado no Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Desenvolvimento Sustentável do Estado, executado por esse banco de fomento. Segundo o Poder Executivo, esse programa deve financiar investimentos em transporte, mobilidade urbana, saneamento básico e energias renováveis.
A emenda nº 2, com parecer favorável, prevê que o BDMG enviará à FFO relatório semestral sobre a execução do programa. Já a emenda nº 1, com parecer pela rejeição, busca ampliar as possibilidades de uso dos recursos, incluindo o setor público e o privado e áreas como inovação e outras que contribuam para o desenvolvimento sustentável de Minas. E a emenda nº 3, também com parecer pela rejeição, dá prazo de 30 dias para a vigência da lei, a partir de sua publicação.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário