Política
Plenário recebe PLC do teto de gastos, que já pode tramitar na ALMG
O Projeto de Lei Complementar (PLC) 38/23, que dispõe sobre a limitação do crescimento anual das despesas primárias do Estado, mais conhecida como teto de gastos, foi recebido pelo Plenário na Reunião Ordinária realizada na tarde desta terça-feira (7/11/23). A proposição foi desmembrada do Projeto de Lei (PL) 1.202/19, do governador Romeu Zema, que autoriza o Estado a aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF).
Com isso, a proposição já deve começar a tramitar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quarta (8), pois já consta da pauta de reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) agendada para acontecer às 14h30, no Plenarinho IV.
Segundo comunicação da Presidência lida no Plenário, o PLC 38/23, que também tem autoria do Executivo, ainda tramitará pelas comissões de Administração Pública e de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) antes de ser votado de forma preliminar pelo Plenário.
A comunicação da Presidência lembra que foi recebido no Plenário ofício da CCJ informando que o desmembramento foi definido no parecer aprovado pela mesma comissão na análise do PL 1.202/19. O parecer, emitido em reunião no último dia 31 de outubro, relatou vício jurídico para justificar que o tema tramite de forma independente, como um PLC.
Ainda de acordo com informações do parecer da CCJ, a intenção do Executivo com a medida é limitar o crescimento anual das despesas primárias do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social do Estado à variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Pronunciamentos
Na mesma Reunião Ordinária, foi lida ainda comunicação do deputado Professor Wendel Mesquita (Solidariedade), renunciando à vaga de membro efetivo da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia.
Por fim, fizeram pronunciamentos na tribuna do Plenário as deputadas Ana Paula Siqueira (Rede) e Macaé Evaristo (PT) e os deputados Caporezzo (PL), Ricardo Campos (PT) e Elismar Prado (Pros).
Entre os assuntos abordados, o mais citado foi justamente a tentativa do Executivo de aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Os parlamentares fizeram críticas à proposta e prestaram solidariedade às centenas de servidores que protestaram nas galerias do Plenário e no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira e no Hall das Bandeiras.
E Leleco Pimentel (PT) pediu um minuto de silêncio às vítimas do rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (Central), da Mineradora Samarco, pertencente às multinacionais Vale e BHP Billiton, no dia 5 de novembro de 2015. O parlamentar leu os nomes de todas as vítimas e cobrou justiça para o crime, que acaba de completar oito anos sem a efetiva punição dos culpados.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário