Política
Plenário recebe prestação de contas do Estado relativa a 2023
O governador Romeu Zema encaminhou ao Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) três mensagens, uma delas contendo a prestação de contas referente às ações executadas pela administração pública em 2023. As demais tratam de convênios firmados com o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). Os documentos foram lidos na Reunião Ordinária desta terça-feira (2/4/24).
A Mensagem (MSG) 122/24, da prestação de contas, é acompanhada, por meio digital, do relatório sobre orçamentos e atuação governamental e balanços e demonstrativos contábeis do Estado. Também inclui o parecer do Conselho Estadual de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Consfundeb).
Cabe ao presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), publicar a documentação, para emissão de parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Benefícios fiscais
As outras duas mensagens tratam de benefícios fiscais concedidos pelo Estado e aprovados pelo Confaz, em fevereiro deste ano. A MSG 123 trata do convênio ICMS nº 6, no qual o conselho autoriza o Estado a instituir o Plano de Regularização de créditos tributários, que prevê redução de até 90% dos juros e outras penalidades sobre as multas contraídas até 31 de março de 2023, para os pagamentos à vista.
Também é permitido o parcelamento do débito de 12 a 60 prestações, com redução decrescente dos acréscimos moratórios, entre 85% e 30%.
Já a Mensagem 124/24 traz regime especial de tributação do ICMS, concedido a vários setores, no quarto trimestre do ano passado, como forma de proteger os segmentos em função de políticas econômicas adotadas por outros estados.
Os convênios serão avaliados pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) e devem ser ratificados com a apresentação de projeto de resolução.
Lideranças
Durante a reunião, foram lidas algumas comunicações dos grupos parlamentares. O deputado Carlos Henrique (Republicanos) foi indicado como líder da Maioria, com o aval as bancadas do PSD e PP, além dos partidos Republicanos, Avante, União, PMN, Novo e Pode.
O líder do Bloco Minas Frente, Cássio Soares (PSD), anunciou a indicação dos deputados Bim da Ambulância (Avante), Rafael Martins (PSD), Fábio Avelar (Avante) e Grego da Fundação (PMN) e a deputada Nayara Rocha (PP) para vice-líderes do referido bloco. Já o deputado Vitório Júnior (PP) informou sua renúncia ao cargo de vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário