Política
Política de assistência à saúde dos estudantes é aprovada em 1º turno
O Projeto de Lei (PL) 3.088/15, do deputado Cristiano Silveira (PT), que institui a política estadual de assistência à saúde dos estudantes das escolas públicas, foi aprovado em 1º turno na Reunião Ordinária de Plenário realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta terça-feira (21/5/24).
A intenção do autor do projeto é assegurar as condições necessárias para o pleno desenvolvimento educacional dos alunos matriculados na rede pública estadual. A proposição foi aprovada na forma do substitutivo nº 1, apresentado pela Comissão de Saúde.
Conforme a redação aprovada, essa política pública terá como finalidade contribuir para a formação integral dos estudantes, por meio de ações de promoção da saúde e de prevenção de doenças.
Entre os objetivos dessa política, estão a promoção do bem-estar físico, psíquico e social dos alunos, a redução da evasão escolar e o fomento ao protagonismo estudantil no acompanhamento das medidas a serem implementadas.
O texto aprovado estabelece que poderão ser desenvolvidas ações voltadas para a promoção da prática de atividades físicas e da alimentação saudável, de prevenção do uso de álcool, cigarro e drogas, de prevenção da violência e de promoção da saúde mental e sexual.
O PL 3.088/15 agora segue para a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, para receber parecer de 2º turno.
Política de orientação sobre a síndrome de Down
Também foi aprovado em 1º turno o PL 631/23, do deputado Grego da Fundação (PMN), que institui a política estadual de orientação sobre a síndrome de Down. O objetivo é orientar ações voltadas para o esclarecimento sobre essa síndrome, o apoio às pessoas com essa condição e a seus familiares e o combate ao preconceito.
O projeto foi aprovado na forma do substitutivo nº 2, da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
De acordo com a redação aprovada, essa política pública deverá incentivar a realização de atividades de conscientização nas escolas e apoiar os pais de crianças com síndrome de Down, propiciando acolhimento no pós-parto e esclarecimentos sobre a condição da criança.
Entre as diretrizes dessa política pública, estão o combate à discriminação, o estímulo à inclusão social das pessoas com síndrome de Down, a divulgação de informações sobre os direitos dessas pessoas e orientação quanto à sua sexualidade e qualidade de vida.
O PL 631/23 será analisado em 2º turno pela Comissão da Pessoa com Deficiência.
Selo Amigo do Motorista
Outro projeto aprovado em 1º turno é o PL 1.387/23, da deputada Maria Clara Marra (PSDB), que cria o Selo Amigo do Motorista. Esse selo será concedido a empresas localizadas às margens de rodovias que ofereçam pontos de apoio e descanso para caminhoneiros. O projeto foi aprovado na forma do substitutivo nº 1, da Comissão de Constituição e Justiça, e será analisado em 2º turno pela Comissão de Tranporte, Comunicação e Obras Públicas.
Os seguintes projetos também foram aprovados em 1º turno:
- PL 542/23, do deputado Zé Guilherme (PP), que autoriza doação de trecho da MG-347 ao município de Coronel Pacheco (Zona da Mata)
- PL 616/23, da deputada Lohanna (PV), que autoriza doação de imóveis do Estado ao município de Itaúna (Centro-Oeste de Minas)
- PL 1.138/23, do deputado Fábio Avelar (Avante), que autoriza doação de imóvel do Estado ao município de Desterro de Entre Rios (Região Central do Estado)
- PL 1.431/23, do deputado João Magalhães (MDB), que autoriza doação de imóvel do Estado ao município de Pitangui (Centro-Oeste de Minas).
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário