Política
Presidente da Assembleia recebe projeto para formalização do Cosud
O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Martins Leite (MDB), recebeu, na manhã desta sexta-feira (2/6/23), das mãos do governador Romeu Zema (Novo), projeto de lei que formaliza a criação do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud).
A entrega ocorreu durante a abertura do 8° Encontro do Cosud, na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte. O evento também contou com a participação dos governadores do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de representantes de São Paulo.
Durante a solenidade, os governadores assinaram um protocolo de intenções sobre intercâmbio político e econômico e projetos de lei, que formalizam a criação do Consud em cada Estado. Ao receber os documentos, Tadeu Martins Leite garantiu a tramitação do projeto de lei na ALMG para contribuir com o fortalecimento do consórcio.
O parlamentar ainda destacou a importância de promover a união dos sete estados das duas regiões. Para ele, o encontro é uma oportunidade para pensar a construção das politicas políticas que atendam as atuais necessidades da população e também para o desenvolvimento das regiões e dos estados a médio e longo prazos.
Em seu discurso, Romeu Zema falou sobre o peso econômico dos sete estados e a sua importância para o desenvolvimento e crescimento do Brasil. Ele ressaltou a necessidade da formalização do consórcio, com a aprovação de cada projeto de lei nas respectivas Assembleias, o que irá contribuir para o fortalecimento do intercâmbio de soluções entre os estados.
Cosud
O Cosud foi criado em Belo Horizonte em março de 2019, com a missão de consolidar a agenda de cooperação entre os governos do Sul e Sudeste, por meio da troca de experiências e a abordagem de temas que atendam às demandas econômicas, sociais e ambientais. As duas regiões concentram 70% do PIB do Brasil e quase 120 milhões de habitantes.
No 8º encontro do Cosud, o objetivo é o avanço para uma nova fase, a partir do tema central de geração de emprego e renda. Na programação do evento estão previstas atividades ao longo desta sexta-feira e sábado (3).
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário