Política
Programa Assembleia Sustentável é ampliado
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) lançou, nesta segunda-feira (5/6/23), Dia Mundial do Meio Ambiente, uma nova etapa do programa Assembleia Sustentável. A iniciativa, que foi apresentada em uma solenidade no Salão Nobre, será, a partir de agora, composta por três aspectos: o ambiental, o social e a governança.
Esses três pilares estão relacionados à sigla ESG, que significa Environmental, Social and Governance. “É um conceito contemporâneo de sustentabilidade em que a organização, além de zelar pela perspectiva ambiental, busca ser socialmente consciente e corretamente gerenciada”, explica o diretor de Planejamento e Coordenação da ALMG, Alaôr Marques.
O evento contou com a participação de parlamentares, do corpo gerencial da Casa e de servidores envolvidos com as ações do programa. Também estiveram presentes representantes das instituições que vêm atuando como parceiras da Assembleia em diferentes iniciativas de sustentabilidade.
Durante a solenidade, foram anunciadas ainda duas novas parcerias, formalizadas por meio da assinatura de protocolo de intenções. Uma delas, com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), trata da inserção de pessoas com deficiência na prestação de serviços de apoio da Assembleia. A outra, com o Conselho Regional de Farmácia, vai viabilizar a implantação de sistemática permanente de coleta e destinação de medicamentos vencidos.
ESG: a sustentabilidade nos dias de hoje
Essa nova compreensão da sustentabilidade representada pela sigla ESG é uma ampliação na atuação da Casa, que lançou o programa Assembleia Sustentável em 2010. Na época, o tema integrou a primeira carteira do Direcionamento Estratégico e teve foco no aspecto ambiental. O intuito foi promover a racionalização dos recursos naturais por meio da economia de água, energia e papel, além da implantação da coleta seletiva e da melhor gestão dos resíduos.
“Ao olharmos para os resultados do trabalho feito até aqui na ALMG, constatamos avanços significativos no cuidado com as questões ambientais, em termos da racionalização do uso de recursos naturais, do consumo consciente e da gestão de resíduos. Além de iniciativas como o apoio à manutenção das áreas verdes da praça Carlos Chagas, demonstrando preocupação com o entorno e favorecendo a comunidade”, pontuou Tadeu Martins Leite.
Essa ampliação do conceito de sustentabilidade integra agora o projeto Assembleia Sustentável ESG, que compõe a carteira 2023-2025 do Direcionamento Estratégico. Entenda mais sobre cada um dos pilares de sustentabilidade e conheça as ações que serão implementadas na Casa.
Pilares da sustentabilidade
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO2 dias atrás
JÚRI POPULAR ABSOLVE RÉU QUE TENTOU MATAR EX-ESPOSA COM 5 FACADAS
-
Minas Gerais3 dias atrás
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
-
ARTIGOS10 minutos atrás
A licença-paternidade e o desafio de não elevar ainda mais o Custo Brasil