Pesquisar
Close this search box.

Política

Programa público de intercâmbio internacional é tema de reunião

Publicados

em

Imagem

O programa “Cidadão Global: de Minas para o Mundo”, realizado desde 2019 pela Fundação Helena Antipoff no município de Ibirité (Região Metropolitana de Belo Horizonte), é tema da audiência pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta terça-feira (9/4/24).

Organizada pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG, a reunião está marcada para começar às 10 horas, no Auditório José Alencar. Autora do requerimento para realização do evento, a deputada Ione Pinheiro (União) destaca a contribuição do programa para a cidadania e para melhoria do aprendizado dos alunos envolvidos.

Botão

Estão convidados para o debate, além de representantes da Fundação Helena Antipoff, gestores das escolas estaduais de ensino médio e de superintendências regionais de ensino que participam do programa em Ibirité.

De forma resumida, o programa “Cidadão Global: De Minas para o Mundo” incorpora temas e competências de interesse global na grade curricular e, a partir disso, promove um intercâmbio estudantil com o objetivo de permitir o acesso à educação intercultural aos alunos de escola pública. O projeto inclui palestras,oficinas e um processo de seleção para as bolsas de intercâmbio.

Leia Também:  Vencedores de torneio nacional de robótica serão homenageados

O programa se iniciou em 2019, com o envio de dois alunos à Itália para cursarem o ensino médio. Em 2020, a pandemia de Covid-19 provocou uma interrupção nas atividades, que foram retomadas no final de 2021.

Desde o início do programa, já foram enviados 27 alunos para o intercâmbio estudantil em países como: Bélgica, Itália, Argentina, África do Sul, Espanha e França, e, recebidos oito estudantes de origem tailandesa, francesa, italiana e voluntários alemães.

Citação

A Fundação Helena Antipoff, órgão pertencente ao Governo do Estado, tem suas origens na Fazenda do Rosário, propriedade rural adquirida pela Sociedade Pestalozzi de Minas Gerais, em 1940, com o objetivo de ali instalar uma escola de ensino fundamental e atividades de profissionalização no meio rural para crianças e adolescentes excepcionais e em situação de risco social.

O atual nome da instituição foi adotado em 1978, em homenagem a Helena Antipoff, uma psicóloga e pedagoga russa que passou a viver em Minas Gerais a partir de 1929, a convite do Governo do Estado, para participar de um programa de reforma do ensino.

Leia Também:  Reabilitação a mulheres mastectomizadas é tema de projeto que está pronto para votação

A Fundação Helena Antipoff passou por diversas reestruturações e ampliou suas atividades na formação de professores para o ensino básico com a criação do Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira, em 2001, incorporado à Universidade do Estado de Minas Gerais em 2013.

A Fundação inclui hoje uma biblioteca comunitária e um museu, atuando no ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos, ensino técnico e atendimento fisioterapêutico e psicopedagógico, entre outras atividades.

Ione Pinheiro lembra a importância da Lei 23.841, de 2021, para a criação do programa Cidadão Global. A lei incluiu, entre os objetivos da Política Estadual de Juventude, a promoção da articulação entre instituições de ensino estrangeiras e mineiras, visando ao fomento de programas de intercâmbio estudantil e a sua ampla divulgação.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Programa Água Doce chega a Riacho dos Machados, no Norte de Minas, e garante água potável para famílias da comunidade

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA