Pesquisar
Close this search box.

Política

Projeto federal sobre trabalho de motoristas de aplicativo pauta audiência

Publicados

em

Imagem

Polêmico, o Projeto de Lei Complementar Federal (PLP) 12/24, de autoria do governo federal e que muda as relações de trabalho dos chamados “motoristas de aplicativo, será tema de audiência pública nesta quarta-feira (3/4/23), na Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O debate, que atende a requerimento do deputado Carlos Henrique (Republicanos), está previsto para acontecer a partir das 16 horas, no Auditório José Alencar. A Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social foi convidada para também participar do debate.

Botão

O PLP 12/24, fruto de negociações entre o governo federal, empresas e sindicatos, introduz a categoria do “trabalhador autônomo por plataforma” sem estabelecer um vínculo empregatício. A proposição, que tramita na Câmara dos Deputados, garantiria aos motoristas de aplicativo, na visão do governo federal, um pacote de direitos trabalhistas e previdenciários, como horário e jornada de trabalho.

Esses motoristas teriam a garantia de uma remuneração mínima de R$ 8 por hora trabalhada, com as empresas arcando com 20% das contribuições ao INSS. O restante seria de responsabilidade dos próprios trabalhadores. Inicialmente, os entregadores que prestam serviços por aplicativo não seriam contemplados no projeto.

Leia Também:  Tribunal Pleno responde consulta sobre adesão em ata de registro de preço vigente

Mas parte da categoria tem se mobilizado contra a iniciativa que, na prática, segundo argumentam, levaria à redução dos valores pagos por quilômetro rodado aos impor mais taxações, diminuindo ainda a flexibilidade de trabalho. No último dia 26 de março, motoristas de aplicativo organizaram protestos por todo o Brasil.

Em Belo Horizonte, após percorrem diversas ruas da Capital, motoristas de aplicativo se reuniram nas imediações da ALMG para um ato público, o que levou inclusive ao agendamento da audiência pública desta quarta (3). Para o debate foram convidados diversos representantes da categoria no Estado.

Em seu requerimento, Carlos Henrique lembra a evolução e a importância do serviço prestado pela categoria nos tempos atuais, relevância essa reforçada pela necessidade de isolamento social em razão da pandemia de covid-19. “As empresas tiveram que se adaptar, e o serviço de entregas deixou de ser um diferencial, passando a ser uma necessidade”, pontua.

Citação

Nesse contexto, reforça o deputado, houve um crescimento na oferta de trabalho no setor, mas a contratação do serviço aconteceu, na maioria das vezes, de forma avulsa e sem seguir as regras da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), ou seja, sem vínculo empregatício, sem horário definido e com remuneração atrelada à produtividade.

Leia Também:  Sancionada lei sobre arrecadação de IPVA

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Juju Salimeni faz desabafo sincero sobre seus 21 anos de treinos: ‘Eu juro para vocês’

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA