Política
Projeto que beneficia cônjuges e filhos de vítimas de homicídios é considerado constitucional
O Projeto de Lei (PL) 677/19, de autoria do deputado Coronel Sandro (PL), foi considerado constitucional nesta terça-feira (17/10/23) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
A matéria autoriza o Poder Executivo a conceder auxílio financeiro às pessoas jurídicas que contratarem cônjuges e filhos de pessoas mortas em decorrência de homicídios e crimes hediondos. O texto original também previa a revogação da Lei 18.401, de 2009, que concede auxílio financeiro às pessoas jurídicas que contratarem egressos do sistema prisional do Estado.
O objetivo do PL é favorecer familiares, principalmente viúvas ou viúvos e órfãos de vítimas de violência no Estado, que sofreram com queda na renda familiar a partir da perda do ente querido.
O próprio autor da matéria apresentou também a emenda nº 1, que retirou do texto a revogação da Lei de 2009 inicialmente prevista. O relator do texto foi o deputado Bruno Engler (PL).
De acordo com a proposta, as empresas que contratarem viúvos e filhos de vítimas de homicídios receberão, trimestralmente, dois salários-mínimos por mês para cada contratação efetuada.
Além disso, o texto estabelece que, se o contrato de trabalho for superior a dois anos, o auxílio econômico será devido até o fim dos primeiros dois anos de trabalho.
Os recursos destinados às empresas serão provenientes de dotações orçamentárias da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, observado o disposto na Lei de Diretrizes Orçamentárias e na Lei Orçamentária Anual.
O projeto segue para apreciação nas Comissões de Direitos Humanos e de Fiscalização Financeira e Orçamentária, antes de ser votado pelo Plenário da Casa em 1º turno.
Texto estabelece isenção de passagem a pacientes com câncer
A CCJ também considerou constitucional o PL 2.290/15, do deputado Doutor Wilson Batista (PSD), na forma do substitutivo nº 1, apresentado pelo relator, deputado Charles Santos (Republicanos). O texto trata, em sua forma original, da isenção do pagamento de passagem no transporte intermunicipal de passageiros para os pacientes em tratamento de câncer no Estado.
O substitutivo estabelece a isenção do pagamento de passagem aos pacientes em tratamento e de seus acompanhantes, no serviço intermunicipal de transporte coletivo, quando a viagem for entre a residência e o local de tratamento.
O texto segue para as Comissões de Transporte, Comunicação e Obras Públicas e de Fiscalização Financeira e Orçamentária para receber parecer antes de ser apreciado em Plenário em 1° turno.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário