Pesquisar
Close this search box.

Política

Projeto que beneficia pessoas com doença falciforme avança na ALMG

Publicados

em

Já está pronto para ser votado no Plenário de forma preliminar (1º turno) o Projeto de Lei (PL) 816/23, da deputada Macaé Evaristo (PT), que institui a Política Estadual de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias. A proposição teve parecer favorável aprovado pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) em reunião na manhã desta quarta-feira (8/11/23).

Lista

O parecer do relator, deputado Rafael Martins (PSD), vice-presidente do colegiado, foi pela aprovação da matéria na forma de um novo texto (substitutivo nº 2), apresentado anteriormente pela Comissão de Saúde.

Da forma como será votada no Plenário, o PL 816/23 mantém entendimento da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que também analisou a proposição anteriormente, que corrigiu dispositivos que invadiam o campo de atuação do Executivo.

Além disso, o substitutivo nº 2 alinha os objetivos e as diretrizes da atuação do Estado com as diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme e Outras Hemoglobinopatias, estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

Dessa forma, o texto passou a dispor sobre a atenção integral à saúde das pessoas com doença falciforme (alterações dos glóbulos vermelhos) e outras hemoglobinopatias no Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, o texto manteve a data comemorativa de 20 de março como Dia Estadual de Conscientização sobre a Síndrome da Anemia Falciforme.

Leia Também:  TJMG participa de edição do projeto Rua de Direitos no Dia Internacional da Mulher

De acordo com a versão atual do projeto, na atenção integral à saúde desse público, serão implementadas medidas como acesso ao exame diagnóstico de doença falciforme e outras hemoglobinopatias, prioritariamente para recém-nascidos, cobertura vacinal, fornecimento de medicação, aconselhamento genético e orientação sobre métodos contraceptivos e planejamento familiar, entre outros.

O projeto também estabelece diretrizes como incentivo à realização de ações de educação permanentes destinadas a profissionais de saúde, à realização de convênios com universidades, visando ao desenvolvimento de pesquisas sobre a doença falciforme e ao desenvolvimento de bancos de dados para subsidiar as ações destinadas à atenção à saúde dessas pessoas.

Em seu parecer, Rafael Martins lembra justificativa da autora do projeto de que há evidente necessidade de efetivar políticas públicas que determinem e garantam a prevenção e a assistência para evitar a alta mortalidade dos portadores, uma vez que a principal ação para a redução da doença é o diagnóstico e cuidados precoces.

“Verificamos que a aprovação do projeto em tela não gera custos ao erário, visto que ele dispõe sobre diretrizes e atenção integral à saúde de pessoas acometidas pela doença falciforme e outras hemoglobinopatias no âmbito SUS”, conclui Rafael Martins, em seu parecer.

Leia Também:  Comissões recomendam manutenção de vetos sobre pedágio e empréstimo consignado

FFO ampliada também aprova crédito suplementar

Em outra reunião na sequência, a mesma comissão, ampliada com membros de outras comissões permanentes, aprovou parecer favorável ao PL 1.530/23, de autoria do governador, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito suplementar ao Orçamento Fiscal do Estado em favor da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e do Fundo Estadual de Saúde (FES).

A proposição tramita em turno único e, com o aval da FFO ampliada, já pode ser votada de forma definitiva pelo Plenário da ALMG. O relator da proposta foi o presidente da FFO, deputado Zé Guilherme (), que opinou pela aprovação com o acréscimo de uma emenda. Ela apenas corrige erro no anexo do projeto, substituindo a sigla “SES” pela sigla “FES”.

O parecer lembra justificativa do governador de que se trata de propostas que visam viabilizar a operacionalização de recursos federais de extrema relevância para o Estado. A primeira autorização tem o limite de R$ 331.464.788,88, enquanto a segunda tem o limite de R$ 180 milhões, ambas para atender despesas previstas no anexo da lei.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Comissões recomendam manutenção de vetos sobre pedágio e empréstimo consignado

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA