Pesquisar
Close this search box.

Política

Projeto sobre aborto é tema de discurso no Plenário

Publicados

em

Imagem

A proposta para equiparar o aborto realizado após 22 semanas de gestação ao crime de homicídio simples, inclusive nos casos de gravidez resultante de estupro, foi o tema do discurso da deputada Macaé Evaristo (PT) durante a Reunião Ordinária de Plenário realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta terça-feira (18/6/24).

Botão

Atualmente o aborto é permitido no Brasil nos casos de gravidez resultante de estupro, quando o feto é anencéfalo ou quando a gestação representa risco de vida para a mãe. Conforme lembrou a deputada Macaé Evaristo, esse direito é garantido independentemente do tempo de gestação.

Com exceção desses três casos, a mulher que aborta pode ser punida com pena de um a três anos de prisão. O Projeto de Lei (PL) Federal 1.904/24, de autoria do deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) e outros 32 parlamentares, criminaliza o aborto realizado após 22 semanas de gestação. A punição para esse crime seria de seis a 20 anos de prisão, a mesma para homicídio simples.

Para a deputada Macaé Evaristo, se aprovada, essa proposta vai prejudicar especialmente crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. Segundo a parlamentar, somente em 2023, mais de 12,5 mil meninas com idade entre 8 e 14 anos foram mães em todo o Brasil. Muitas dessas garotas, prosseguiu a deputada, não conseguem fazer o aborto legal devido à morosidade das políticas públicas que garantem esse direito.

Citação

Por tramitar em regime de urgência, o PL1.904/24 pode ser votado diretamente no Plenário da Câmara dos Deputados, sem passar pelas comissões. A deputada Macaé Evaristo defendeu que o projeto não seja votado dessa forma, para que possa ser amplamente discutido.

Leia Também:  Cantata de Natal celebra paz, diversidade e força dos mineiros

Deputado destaca avanços na garantia de direitos dos autistas

O Dia do Orgulho Autista, comemorado nesta terça-feira (18), pautou o discurso do deputado Cristiano Silveira (PT). Ele citou os avanços recentes na legislação para garantir os direitos das pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), mas admitiu que ainda há muitos desafios a serem superados.

Um desses desafios, na avaliação do parlamentar, é a garantia do atendimento das pessoas com TEA pelos planos de saúde. Conforme lembrou o deputado, muitas operadoras estão cancelando de forma unilateral os contratos de planos de saúde dessas pessoas.

Outro problema destacado por Cristiano Silveira é a falta de professores de apoio nas escolas, para garantir o acompanhamento apropriado dos alunos com TEA. Ele lembrou o caso do estudante de 13 anos que, nesta segunda-feira (17), esfaqueou dois colegas em uma escola municipal de Belo Horizonte que não contava com esse profissional.

O deputado ainda ressaltou que esses professores precisam de formação específica para lidar com crianças com autismo. E lembrou que, dependendo do grau do autismo, um único profissional de apoio não consegue lidar com até três alunos com TEA em sala de aula, como preconiza a regulamentação atual. “Reconheço os avanços que tivemos nos últimos anos, mas ainda temos muito o que caminhar”, finalizou.

Leia Também:  Professores destacam histórico de lutas do Sinpro Minas

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  PCMG conquista 1º lugar em concurso com projeto Chame a Frida

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA