Política
Pronta para Plenário Política de Prevenção à Evasão Escolar
O Projeto de Lei (PL) 87/23, que institui a Política Estadual de Prevenção ao Abandono e à Evasão Escolar, recebeu parecer de 1º turno favorável da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta quarta-feira (5/7/23).
De autoria da deputada Lud Falcão (Pode), a matéria teve como relatora a deputada Lohanna (PV), que opinou pela sua aprovação com alguns acréscimos sugeridos por meio de emendas.
De acordo com o projeto, a política de que trata a lei será executada por meio da articulação intersetorial entre os órgãos do Poder Executivo responsáveis pelas políticas públicas de educação, saúde, trabalho, cultura, assistência social e por outras políticas que possam contribuir para o êxito das ações de prevenção e combate ao abandono e à evasão escolar. Para tal, traz diversas diretrizes e e instrumentos.
As emendas tratam da:
- inclusão de uma diretriz da referida política que determina a responsabilidade do Estado em garantir os meios necessários para a promoção do acesso, da permanência, do sucesso escolar e da plena integração do aluno à escola, observado o disposto na Lei 15.455, de 2005.
- inclusão de alunos de 4 a 17 anos como foco da referida política, uma vez que o artigo 1º da Lei 15.455 destaca alunos matriculados no ensino fundamental apenas.
Mensagens de conteúdo educativo
Durante a reunião, a Comissão de Educação também emitiu parecer de 1º turno favorável ao PL 63/23, de autoria do deputado Grego da Fundação (PMN), que altera o artigo 3º da Lei 11.824, de 1995, a qual dispõe sobre a obrigatoriedade da veiculação de mensagens de conteúdo educativo nas capas e contracapas de cadernos escolares adquiridos pelas escolas públicas.
O projeto teve como relatora a deputada Macaé Evaristo (PT), que opinou pela sua aprovação a partir de um novo texto que propôs (substitutivo nº 1).
O projeto tem como objetivo incluir, entre os temas das referidas mensagens educativas, um alerta sobre os malefícios do consumo do álcool, tabaco e outras drogas.
Já o novo texto apresentado pela relatora mantém esse objetivo do projeto original e acrescenta que as mensagens que abordam direitos e garantias individuais e coletivos, já previstas, abrangerão temas que visem ao enfrentamento da violência contra a mulher e contra a criança e o adolescente, do trabalho infantil, do racismo e das demais formas de preconceito e discriminação.
Os dois projetos já podem seguir para análise de 1º turno do Plenário.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário