Política
Pronto para Plenário projeto sobre atendimento a alunos com TDAH
O Projeto de Lei (PL) 5.052/18, que originalmente institui a Política de Diagnóstico e Tratamento do Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no Estado, recebeu, nesta quarta-feira (16/8/23), parecer de 1º turno favorável da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
De autoria do deputado Doutor Jean Freire (PT), a matéria teve como relator o deputado Zé Guilherme (PP), que preside a comissão. Ele opinou pela aprovação do projeto na forma de um novo texto que apresentou (substitutivo nº 4).
Segundo o parecer do relator, o novo texto sugerido tem o objetivo de aprimorar a proposta para estabelecer diretrizes para a criação ou o aprimoramento de eventual ação no orçamento do Estado.
O deputado Zé Guilherme lembrou, no parecer, que a legislação em vigor, estadual e federal, já autoriza o Poder Executivo a desenvolver ações de acompanhamento psicossocial nas escolas da rede pública de ensino.
Ele ainda enfatizou que o momento próprio para a criação, alteração e exclusão de programas governamentais é o da discussão e aprovação, na ALMG, do Plano Plurianual de Ação Governamental e da Lei Orçamentária Anual, sem a autorização dos quais nenhuma despesa pode ser feita pelo Estado.
Diretrizes
Dessa forma, o projeto passa a dar diretrizes para a rede estadual de ensino para o atendimento de alunos com transtorno específico de aprendizagem e TDAH. São elas:
- melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem dos alunos, com a participação da comunidade escolar e das equipes multiprofissionais;
- conscientização da comunidade escolar sobre a necessidade de combater a exclusão e a estigmatização desses alunos;
- orientação aos pais ou responsáveis para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos em questão;
- articulação com as redes de saúde, de assistência social e de outras políticas públicas existentes no território, com vistas a se alcançar o diagnóstico precoce e desenvolver o atendimento multiprofissional, quando necessário.
Doação de equipamentos da Fapemig
Durante a reunião, também recebeu parecer de 1º turno favorável o PL 3.619/22, de autoria do deputado Antonio Carlos Arantes (PL), que autoriza a doação a entidades privadas sem fins lucrativos de equipamentos adquiridos no âmbito de projetos de pesquisa custeados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
Para tal, altera os parágrafos 2º e 3º do artigo 7º da Lei 11.552, de 1994, e revoga o artigo 94 da Lei 11.050, de 1993.
O projeto também teve como relator o deputado Zé Guilherme, que opinou pela sua aprovação, conforme sugerido pela Comissão de Constituição e Justiça (substitutivo nº 1). De acordo com o parecer, as alterações promovidas pela CCJ deram mais precisão, objetividade e segurança à proposta.
“Acreditamos que o Substitutivo nº 1 aprimorou de forma mais adequada a redação original ao dispor que a doação se dará desde o momento da aquisição do bem e em favor da entidade pública ou privada executora da pesquisa e ao incluir a hipótese de ressarcimento à Fapemig do valor dos bens em caso de glosa da despesa, na análise da prestação de contas”, explicou o relator.
O deputado Antonio Carlos Arantes, na justificativa do projeto, explicou que a impossibilidade de doação dos bens oriundos de projetos de pesquisa a entidades privadas particulares enseja a constante prorrogação de Termos de Cessão de Uso pela Fapemig.
Além disso, o acúmulo dessas cessões ou permissões de uso geraria, hoje, um grande passivo no controle desses bens móveis, e a fundação fica responsável pelo controle de um patrimônio que não é mais utilizado por ela.
As duas proposições já podem seguir para análise do Plenário em 1º turno.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
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