Política
Pronto pra Plenário texto que garante acesso a informações sobre Herpes Zóster
A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou na manhã desta quarta-feira (27/9/23) parecer de 2º turno pela aprovação do Projeto de Lei (PL) 613/19, de autoria da deputada Ione Pinheiro (União).
Originalmente, o texto institui a Campanha de Conscientização sobre o Herpes Zóster. O relator, deputado Doutor Paulo (Patriota), emitiu parecer pela aprovação da matéria na forma do vencido (texto com alterações aprovado em 1º turno no Plenário). Com este parecer, o texto está pronto para ser apreciado em definitivo em Plenário.
A matéria acrescenta parágrafo ao artigo 15 da Lei 13.317, de 1999, que contém o Código de Saúde do Estado de Minas Gerais. Dessa forma, determina que, entre as informações de interesse à saúde cujo acesso deve ser garantido à população mineira pelo Estado e pelos municípios, estão incluídas aquelas relativas à Herpes Zóster.
Herpes Zoster é uma doença que aparece na pele, causada pelo vírus Varicela-Zoster, o mesmo que provoca a catapora. Depois de transmitir a catapora, esse vírus permanece “adormecido” no organismo durante toda a vida da pessoa, podendo ser reativado na idade adulta ou em pessoas com baixas defesas no organismo, como as que têm doenças crônicas.
A melhor forma de prevenção é a vacinação, recomendada para adultos acima de 50 anos e pessoas a partir de 18 anos que tenham risco aumentado para herpes zóster (como as imunossuprimidas).
Projetos tratam de linfedema e prevenção de doenças da mulher
Também receberam pareceres favoráveis de 1º turno do relator, deputado Doutor Paulo (Patriota), os PLs 3.440/22, do deputado Betão (PT), e 884/23, da deputada Lud Falcão (Pode). O primeiro trata, originalmente, da criação do Programa de Diagnóstico e Tratamento do Linfedema, no âmbito do Estado.
O relator recomendou a aprovação do 3.440/22 na forma do substitutivo n° 1, da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O texto estabelece diretrizes para as ações do Estado voltadas para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento do linfedema.
Dentre elas, estão o incentivo à realização de campanhas de divulgação das causas da doença, da importância do diagnóstico, dos sintomas, das possíveis formas de prevenção e dos tratamentos existentes; e a garantia do acesso ao diagnóstico e ao tratamento integral para o linfedema, incluindo o tratamento medicamentoso, cirúrgico, fisioterápico, psicoterápico e médico especializado de acordo com os protocolos clínicos e as diretrizes terapêuticas dos órgãos públicos de saúde.
Outra diretriz trazida pelo texto da CCJ é o incentivo à criação de bancos de dados sobre o linfedema e à realização de pesquisas na área de saúde.
O linfedema é uma doença crônica caracterizada pelo inchaço progressivo de um membro (braço ou perna) por acúmulo de linfa nos tecidos debaixo da pele, causando problemas no funcionamento dos membros e alterações estéticas que pioram a qualidade de vida dos seus portadores.
Já o PL 884/23 originalmente estabelece a Campanha Check-up Feminino, para orientação e prevenção de doenças. O relator apresentou ao texto o substitutivo nº 2, para acrescentar incisos ao artigo 2º da Lei 24.333, de 2023, que dispõe sobre a Caderneta de Saúde da Mulher.
De acordo com o substitutivo, três incisos serão acrescentados como objetivos da Caderneta de Saúde da Mulher, sendo eles a difusão de informações sobre as doenças mais prevalentes entre as mulheres e suas formas de prevenção; a orientação das mulheres sobre a existência de ações de planejamento familiar no SUS; e a divulgação dos serviços de atenção voltados às pessoas em situação de violência sexual no âmbito do SUS.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário