Pesquisar
Close this search box.

Política

Reconstrução da Bahia-Minas terá papel fundamental na exploração de lítio em Salinas

Publicados

em

Empresários e representantes de entidades civis enxergam o papel fundamental da reconstrução da ferrovia Bahia-Minas no aproveitamento do potencial energético de Salinas. O tema foi objeto de audiência pública da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta sexta-feira (20/10/23), na Câmara Municipal do município do Norte de Minas.

Representante da Multimodal Caravelas/Bahia, Fernando Cabral explicou o passo a passo necessário de agora em diante para a reconstrução da ferrovia Bahia-Minas, etapa considerada essencial para o escoamento da produção de lítio na região.

“Já temos autorização desde fevereiro para a reconstrução e queremos ampliar de Araçuaí para Salinas, o que demandaria apenas uma comunicação da realização da obra ao governo federal. Vamos fazer um grupo de trabalho para a viabilidade econômica e potencial de cargas e acreditamos que esse potencial existe, inclusive duas empresas de lítio que estão na região já nos procuraram”, pontuou.

De acordo com Cabral, o projeto de Caravelas, no Sul da Bahia, a Araçuaí, Jequitinhonha, estudará a necessidade de terraplanagem, construção de viadutos e perfuração dos trilhos para a implantação da ferrovia. A partir daí, o projeto será apresentado à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o pedido de licenciamento ambiental será feito. Depois seria feita a licitação de execução da obra.

E dentro dessa demanda, ao invés do projeto ir apenas até Araçuaí, a ideia é expandir até Salinas. “Primeiramente buscamos o transporte do minério e depois que a obra se pagar, podemos pensar em trem de transporte de passageiros”, afirmou.

Leia Também:  ALMG promove debate público sobre uso medicinal da cannabis

Ferrovia facilitaria transporte e escoamento do lítio

A diretora de Relações Governamentais da empresa Belo Lítio, subsidiária brasileira da Latin Resources, Marisa César, explicou que a expectativa da empresa é obter licenciamento ambiental em 2024 para a construção de sua base e operação na cidade de Salinas. Dessa forma, a exploração do lítio pela empresa australiana começaria efetivamente em 2026.

Citação

Representante da MG LIT (Lithium Ionic), Gilberto Pereira concordou com as ponderações da diretora da Belo Lítio. “Conseguimos a viabilidade econômica do projeto em Araçuaí e penso ser fundamental expandir para Salinas, onde uma preparação e infraestrutura são essenciais para concretizarmos o que queremos. Mas estou muito otimista porque em pouco tempo nosso grupo de pesquisa aqui na cidade já teve muito mais atenção e conseguimos resultados mais rápidos que em Araçuaí”, explicou.

Coordenador da 34ª Unidade Regional Salinas do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG), Wesley Fernando Cruz Santos afirmou que os estudos do trajeto de Araçuaí a Caravelas já fazem parte do Plano Estadual Ferroviário e colocou o DER à disposição para fazer os estudos da expansão para Salinas.

“Além do lítio, temos potencial de exploração de minério de ferro, quartzo, de madeira de eucalipto e penso que escoar essas cargas pela via ferroviária, deixando as estradas para o transporte de passageiros, seria benéfico para todos. O trânsito ficaria mais ágil e mais seguro, com muitos menos acidentes e mortes nas nossas rodovias”, reforçou.

Leia Também:  ALMG nomeia servidores de cargos de nível médio

O prefeito de Salinas, Joaquim Neres Xavier Dias, pediu à Câmara Municipal agilidade para a aprovação do projeto que tramita na Casa e permitirá a inclusão de Salinas na reconstrução da ferrovia Bahia-Minas.

“Não podemos perder essa oportunidade. Estamos trabalhando muito pelo lítio, mas sabemos que a exploração desse mineral terá um início e um fim e pensamos no futuro e queremos explorar outras vertentes para gerar empregos. Nosso futuro condomínio industrial se beneficiará muito dessa ferrovia”, frisou.

Presidente da Comissão de Minas e Energia da ALMG e autor do requerimento para a realização da reunião, o deputado Gil Pereira (PSD) falou das grandes possibilidades da exploração do lítio na região, já que Minas Gerais possui 10% das reservas desse elemento do mundo.

O deputado Arlen Santiago (Avante) reforçou que Salinas é uma cidade com grande potencial, que vai muito além de ser a já reconhecida capital mundial da cachaça. “Qualquer empresa que venha para cá receberá a estrutura adequada para crescer e junto com esse crescimento virão muitos benefícios para a nossa região”, completou.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Plenário pode deliberar definitivamente sobre Sistema de Atendimento Integrado a autistas

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA