Pesquisar
Close this search box.

Política

Segurança na Mina de Fábrica Nova pauta audiência na Assembleia

Publicados

em

Imagem

A Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) reúne-se em audiência na próxima segunda-feira (4/12/23), para discutir a responsabilidade do poder público quanto à segurança da população e fiscalização das estruturas que compõem a Mina de Fábrica Nova, que fica no distrito de Santa Rita Durão, município de Mariana (Região Central).

O debate foi solicitado pela deputada Beatriz Cerqueira (PT), porque três pilhas de estéril que fazem parte da mina foram interditadas pela Agência Nacional de Mineração (ANM), no dia 10 de novembro. A audiência será realizada no Plenarinho II da Assembleia, às 14 horas.

Botão

Fábrica Nova é de propriedade da mineradora Vale. De acordo com informações da Agência Brasil, as estruturas foram interditadas por apresentarem risco de deslizamento do material empilhado. Ainda de acordo com a Agência, dados da Defesa Civil de Minas Gerais indicam que existem pelo menos 123 moradores na área que seria atingida em cerca de 30 minutos, caso ocorresse algum problema com o dique localizado próximo às pilhas.

Leia Também:  Creche de ocupação garante apoio a pais e segurança alimentar de crianças

Uma equipe da ANM deve fazer vistorias no local, para definir quais medidas seriam impostas à Vale. A necessidade de evacuação em áreas do entorno, que seriam atingidas em caso de acidentes, também ainda estaria sendo avaliada junto à Defesa Civil.

À imprensa, a mineradora teria dito que não há risco iminente de desastre no local, pois “a pilha de estéril é uma estrutura de aterro constituída de material compactado, diferente de uma barragem e não sujeita à liquefação”.

Pilhas são comuns em toda as minas

Pilhas de estéril são formadas com o depósito de rejeitos da atividade de mineração, de pouco ou nenhum valor econômico, e se tornaram muito comuns por todo o Estado, onde há extração de minério.

Em janeiro de 2022, após uma chuva forte, a estrutura de uma das pilhas da Mina Pau Branco, que fica na divisa entre os munícipios de Nova Lima e Brumadinho (RMBH), se rompeu. Parte do material empilhado deslizou para um dique e esse, por sua vez, transbordou. A lama causou vários estragos e chegou a interditar a BR-040.

Leia Também:  Participantes de audiência clamam pelo asfaltamento de trecho da LMG 654, no Norte de Minas

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Atividades do Assembleia Fiscaliza são adiadas

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA