Política
Situação do Hospital Risoleta Neves pauta debate na Comissão de Administração Pública
A superlotação do Hospital Risoleta Neves, que fica na região Norte de Belo Horizonte, será tema de audiência pública da Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na próxima terça-feira (4/7/23), a partir das 14h30, no Auditório do andar SE.
A requerente para a realização da reunião é a deputada Beatriz Cerqueira (PT). De acordo com o requerimento, o objetivo da audiência será debater a superlotação e a dificuldade de sustentabilidade do Hospital Risoleta Neves, tendo em vista que a situação da instituição “tem comprometido a política de prestação do serviço público, uma vez que a unidade tem recebido um quantitativo de atendimento bem superior que a sua capacidade, além da ausência de quadro de pessoal suficiente nessa unidade da administração indireta”.
Na última terça-feira (27/6), o jornal Estado de Minas publicou matéria relatando situação de gestante de 28 semanas que passou mais de seis horas sem receber atendimento no Hospital, após ter sofrido um tombo e ter ficado com o pé inchado. Ela teria dado entrada às 16 horas e sido atendida em torno de 22 horas, quando foi orientada a colocar gelo no pé e bota ortopédica. Não foi feito raio x no pé.
Um dia antes (26/6), o jornal O Tempo havia publicado reportagem relatando que o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, declarou que não aumentará os recursos disponibilizados pelo Estado para o hospital, que atende cerca de 1,5 milhão de pessoas da região Norte da Capital.
Já o governo federal, de acordo com a publicação, teria garantido que vai ajudar financeiramente os hospitais 100% SUS (Sistema Único de Saúde) de Belo Horizonte e manifestou o interesse em reduzir ao máximo o deficit do Risoleta, conforme declarações do secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães.
A unidade filantrópica, que realiza em sua totalidade atendimentos pelo SUS, opera com um deficit de R$ 2 milhões mensais.
Foram convidados a participar da reunião a Promotora de Justiça da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, Josely Ramos Pontes; a presidente do Conselho Estadual de Saúde, Lourdes Aparecida Machado; o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais, Edivaldo Farias da Silva Filho; entre outros participantes.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário