Pesquisar
Close this search box.

Política

Valorização do fisioterapeuta e terapeuta ocupacional será discutida

Publicados

em

Imagem

Com a finalidade de debater a importância dos profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais para a saúde pública, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher promove uma audiência pública. Solicitada pela deputada Ana Paula Siqueira (Rede), a reunião será nesta quinta-feira (5/10/23), às 8h30, no Auditório do andar SE da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Botão

O requerimento lembra que em 13 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, categorias profissionais compostas majoritariamente por mulheres. Durante a pandemia de Covid-19, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais estiveram na linha de frente no combate ao coronavírus, prestando atendimento a pacientes infectados, juntamente com outros profissionais da saúde.

Saúde da família

De acordo com a parlamentar, a inclusão dos profissionais de fisioterapia e terapia ocupacional na Estratégia Saúde da Família é muito recente – só aconteceu em 2021. “Por isso, precisamos ampliar o debate sobre a relevância dessas categorias, especialmente na garantia de atenção integral na saúde da nossa população”, afirma Ana Paula Siqueira. Ela reforçou que os dois segmentos são compostos por ampla maioria de mulheres, que precisam de reconhecimento e valorização profissionais.

Leia Também:  Solução para dívida entre Minas e União é prioridade para o Legislativo

Regulamentação

O site do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) destaca que, em 1969, foi promulgado o Decreto-Lei 938, que regulamenta as profissões de fisioterapeuta e de terapeuta ocupacional no Brasil. “Hoje, os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do Brasil desejam reforçar o seu compromisso com a constituição do País, com o Sistema Único de Saúde e com a construção coletiva da saúde integral do povo brasileiro”, afirma a publicação.

Para a reunião desta quinta (5), foram convidados representantes do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (Crefito-4MG), da Associação Mineira de Fisioterapia, da UFMG, da Prefeitura de Belo Horizonte e do Governo de Minas.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Pablo Castro apresenta obras autorais no Zás

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA