Pesquisar
Close this search box.

Política

Valorização dos professores estaduais é tema de audiência

Published

on

Imagem

A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai debater, na manhã desta quarta-feira (28/2/24), a política de valorização salarial e da carreira dos profissionais da educação básica da rede estadual de Minas Gerais. Solicitada pela deputada Beatriz Cerqueira (PT), a reunião será às 9h30 no Auditório José de Alencar.

Botão

A data coincide com o lançamento oficial da campanha salarial de 2024 da categoria, definida em assembleia dos professores na última quarta-feira (22). Na ocasião, os servidores aprovaram também uma greve de 48 horas nos dias 13 e 14 de março.

De acordo com o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUTE/ MG), a principal demanda é a revisão dos vencimentos básicos das carreiras. A expectativa é que seja pago o Piso Salarial Nacional da categoria, atualmente fixado em R$ 4.580,57 conforme Lei Federal 11.738, de 2008.

A deputada Beatriz Cerqueira define como “vergonhosa” a situação de Minas Gerais. O Estado, segundo ela, paga um dos piores salários do País aos profissionais da educação e tem situações “absurdas” de congelamento e ausência de política de carreira.

Citação

A parlamentar reforça que é uma tarefa da comissão lutar não só por melhores salários, mas também por uma política efetiva de carreira. “São questões que o governo Zerma tem negado nos últimos cinco anos”, critica.

Leia Também:  Propostas para fomento de ciência e tecnologia são aprovadas em audiência

A mobilização pretende pressionar ainda pelo fim das terceirizações e municipalizações das escolas, representadas, respectivamente pelos projetos Somar e Mãos Dadas, do governo de Romeu Zema (Novo). A categoria também demanda a nomeação e posse dos aprovados no concurso de 2017, a realização de novos concursos, a concessão de promoção por escolaridade e a garantia de férias-prêmio.

Por fim, ainda segundo o SindUTE/ MG, as negociações devem incluir a exigência de uma política de atenção integral à saúde dos profissionais, bem como a melhoria das condições de trabalho. Para tanto, é considerada essencial a oferta de espaços seguros e saudáveis para as atividades, bem como a disponibilização de equipamentos e recursos pedagógicos e a oferta de formação continuada para os professores.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Published

on

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Comissão de Meio Ambiente debate a importância dos eventos equestres em Minas

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA