Política
Visitas técnicas favorecem troca de experiências entre coordenadores do PJ Minas
Metade dos polos regionais já receberam as visitas técnicas da coordenação estadual do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas), programa de formação política dos estudantes do ensino médio realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), em parceria com câmaras municipais e com o apoio da PUC Minas.
Iniciados em abril, em Santa Rita de Caldas (Polo Conexão Sul), os encontros vão até o final deste mês, se encerrando em Paracatu (Polo Noroeste). A proposta das visitas é acompanhar, sob a supervisão da ELE e da PUC, o processo de desenvolvimento do programa nos municípios e incentivar o compartilhamento de experiências entre os coordenadores.
Nesta edição, alunos de 145 municípios (126 veteranos e 19 ingressantes), divididos em 20 polos regionais, debatem o tema “Melhorias no ensino escolar”. As visitas técnicas compõem a programação da etapa municipal, que se encerra em julho, com a priorização das propostas que serão analisadas nas plenárias regionais.
Durante as visitas, os coordenadores de cada município do polo apresentam, com dados qualitativos e quantitativos, um panorama do andamento dos trabalhos, como o número de oficinas de formação realizadas, quais as temáticas abordadas e quantos estudantes e escolas estão envolvidos.
Como há uma diversidade grande entre as câmaras participantes, reflexo da heterogeneidade que marca Minas Gerais, neste momento é normal que os municípios se encontrem em estágios distintos de desenvolvimento do programa. Enquanto alguns já estão na oitava oficina, com um planejamento definido para a etapa municipal, outros enfrentam desafios maiores na sua organização interna, ainda no início do processo formativo. Também é de se esperar que as câmaras estreantes necessitem de mais orientação.
“A visita técnica é uma forma de a coordenação estadual conhecer e orientar as implementações do projeto que vêm ocorrendo nos municípios. No Polo Triângulo, destaco as trocas de ideias. Conseguimos entender as experiências de cada município, inovar, pensar em atividades e alternativas que já deram certo em outros lugares. A relação com a coordenação estadual é de muito suporte, sempre nos atendem com informações exatas”, explica a coordenadora regional do Polo Triângulo, Genistela Ferreira, servidora da Câmara Municipal de Conceição das Alagoas.
Além da integração entre os coordenadores municipais, outros resultados esperados das visitas são o fortalecimento do PJ Minas em cada região e a construção coletiva dos próximos passos, o que ainda está por vir nas etapas municipal, regional e estadual.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário