Geral
Associação da Serra da Canastra recebe curso de empreendedorismo no turismo rural
Nos dias 12, 13, 14 e 15 a APRUVALE (Associação dos Produtores Rurais do Vale da Babilônia), na Serra da Canastra recebeu o curso empreendendo no negócio turismo rural pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O curso com carga horária de 32 horas foi realizado na Pousada Carretão, dez alunos participaram do aprendizado. As […]
Nos dias 12, 13, 14 e 15 a APRUVALE (Associação dos Produtores Rurais do Vale da Babilônia), na Serra da Canastra recebeu o curso empreendendo no negócio turismo rural pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O curso com carga horária de 32 horas foi realizado na Pousada Carretão, dez alunos participaram do aprendizado. As aulas tiveram início às 8h e encerramento às 17h com conteúdo teórico e prático.
O curso abordou avaliação prática de pousadas, espaços turísticos e ainda a construção de mapa, além de atividades teóricas visando reconhecer o perfil empreendedor dos alunos, público alvo de cada empreendimento, noções em gestão de pessoas, noções em gestão financeira e o reconhecimento de atividades, e ainda, outras ações que agregam valor ao turismo rural no Vale da Babilônia.

O principal potencial do lugar apontado pelo curso foram os recursos naturais. “As montanhas são lindas e com formação única. Um trecho da canastra rico em águas limpas e claras, além das cachoeiras, fauna e flora. O Vale possui possibilidades concretas de crescimento no turismo rural”, revelou Roberto Vergueiro, professor do SENAR.
A sinalização, o atendimento e as perspectivas fizeram parte dos conteúdos abordados. “Colocamos como ressalva durante o curso, a falta de sinalização para chegar até o Vale da Babilônia, a padronização do atendimento das pousadas ali localizadas e a personalização de cada uma delas para não causar constrangimentos em cada segmento de turistas. O grupo está motivado e pronto para tornar o Vale da Babilônia o ponto mais atrativo da Serra da Canastra”, continuou Vergueiro.
“Concluiremos nosso trabalho de treinamento com os cursos de Gestão de Pessoas, para conhecer e receber bem os hóspedes. Gestão Financeira para avaliar o real valor da hospedagem para satisfazer tanto o turista quanto o empresário da pousada e por fim completaremos nossa jornada no mês de julho com o curso de trilhas para maior lazer, atrativos e principalmente segurança para os turistas que vierem visitar o Vale da Babilônia na Serra da Canastra”, completou professor.

Os alunos interagiram com o professor Beto durante as aulas
Conforme Percival José Ferreira Junior o curso fortalece a região no aspecto social e econômico. “A partir da aplicação do aprendizado no ramo de turismo esperamos benefícios como a suscitação de novos projetos, associativismo, parcerias, melhor relacionamento pessoal com o turista e ainda a geração de renda e emprego para nosso povo”, contou o mobilizador da entidade em Delfinópolis.
Para o vice-presidente da Associação, o curso é o início de uma nova era no turismo local. “Temos uma demanda crescente no nosso turismo e precisamos nos profissionalizar para receber ainda melhor nosso turista. Foi nosso primeiro passo, a Associação pretende trazer mais cursos para fomentar o turismo e os negócios relacionados ao segmento. Pretendemos ainda nesse ano receber através do Senar o curso de condução em trilhas e roteiros, primeiros socorros e gestão”, disse Éder Fernandes Neves.
O curso apresentou possibilidades de melhorias e novos negócios. “Interessei em fazer o curso porque moro no Vale e por poder trabalhar com o turismo. As ideias foram perfeitas nas questões de melhorias, além do mapa local que produzimos, foi maravilhoso”, concluiu a aluna Marilene Ferreira de Lima.
Reportagem: Éder Fernandes – jornalista correspondente do Portal Galera na Serra da Canastra
GERAL
Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis
ALPINÓPOLIS (MG) – Dois homens foram condenados pelo Tribunal do Júri na comarca de Alpinópolis, nesta quarta-feira (2), pelo assassinato brutal de um homem de 31 anos, ocorrido em dezembro de 2023. O crime aconteceu dentro da residência da vítima, no bairro Vila Betânia, diante de sua esposa e filhos.
Segundo informações da Justiça, a vítima foi atingida por disparos de arma de fogo e golpes de faca. Chegou a ser socorrida e levada para a Santa Casa de Alpinópolis, sendo posteriormente transferida para a Santa Casa de Passos, onde permaneceu internada por vários dias, mas não resistiu aos ferimentos.
Julgamento
O julgamento teve início por volta das 9h no salão do Tribunal do Júri, instalado no Fórum Lázaro Brasileiro. A sessão, que durou até a 1h da madrugada do dia seguinte, foi conduzida pelo juiz Clayton Santos Teixeira, que classificou o julgamento como o mais longo de sua carreira em tempo contínuo.
Durante a audiência, foram ouvidas testemunhas de acusação e defesa. Os réus foram defendidos pelos advogados Ricardo Alexandre Lima e Juliano Paiva (Presidente da Ordem dos Advagados em Alpinópolis), enquanto a promotora Larissa Brizola atuou na acusação dos assassinos.
Um dos condenados já possuía antecedentes criminais por tráfico de drogas e tentativa de homicídio; o outro tinha registros por delitos de menor potencial ofensivo. Após análise do conselho de sentença, os réus foram considerados culpados. O juiz determinou pena de 16 anos em regime fechado para um dos autores, e 14 anos também em regime fechado para o outro, sem direito de recorrer em liberdade.
Relembre o caso
O crime ocorreu na noite de sábado, 16 de dezembro de 2023. De acordo com a Polícia Militar, a vítima teria se envolvido em uma discussão com três homens enquanto frequentava um clube com a família, horas antes do ataque.
Já em casa, por volta das 20h15, dois homens em uma motocicleta invadiram a residência e atacaram a vítima. Um dos agressores efetuou disparos, sendo um deles no tórax, enquanto o outro desferiu golpes de faca na cabeça da vítima. Eles fugiram logo em seguida.
A esposa, de 22 anos, presenciou o crime e relatou os fatos à PM. A vítima foi inicialmente socorrida por familiares e levada à Santa Casa de Alpinópolis, sendo transferida em estado grave para Passos, onde ficou internada na UTI até falecer.
Na ocasião, a Polícia Militar chegou a conduzir um terceiro suspeito, de 18 anos, para o quartel, mas ele foi ouvido e liberado. As investigações foram conduzidas pela Polícia Civil, que também esteve no local do crime com a perícia técnica.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásSistema Faemg Senar impulsiona o desenvolvimento de quem produz no campo
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásVestibular Uemg tem recorde de inscritos
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásJF emite 100 mil identidades
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásCom apoio do agroBR, produtores mineiros ampliam exportações
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásGuia reúne conteúdo sobre direitos, benefícios e serviços para pessoa com deficiência
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás6 mil novas empresas criadas em Uberlândia
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrásSigma Lithium destaca liderança do Brasil em lítio sustentável na COP30
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrásMunicípios têm até 24 de fevereiro de 2026 para inscrever projetos no 14º Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal




Você precisa estar logado para postar um comentário Login