Geral
COMO OS EMPRESÁRIOS VÃO RESPIRAR EM TEMPOS DE CRISE?
De acordo com as informações da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios a construção civil, alimentação fora do lar, moda, móveis e eletroeletrônicos e varejo tradicional são alguns dos setores mais impactados pela pandemia do Covid-19 no Brasil. Para saber sobre os possíveis impactos na nossa região (Passos) falamos com analista do Sebrae Minas, Fabiana Rodrigues, […]
De acordo com as informações da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios a
construção civil, alimentação fora do lar, moda, móveis e eletroeletrônicos e varejo tradicional são alguns dos setores mais impactados pela pandemia do Covid-19 no Brasil.
Para saber sobre os possíveis impactos na nossa região (Passos) falamos com analista do Sebrae Minas, Fabiana Rodrigues, que alertou para o número de ações que o órgão desenvolve diariamente para os empresários.
“O SEBRAE criou várias lives orientando os empresários da região. Elas estarão disponíveis no nosso site. Promovemos uma roda de conversa com parceria da Caixa Econômica, do Banco do Brasil e do Sicoob prevendo que muita gente vai precisar de crédito, e nesse momento vai valer apena usar” analisou Fabiana.
Ainda conforme a analista os setores mais prejudicados na nossa região serão “moda e acessórios, varejo tradicional, confecção, atrativos turísticos e hospedagens”. Ela orienta que essa é uma ocasião para o empresário analisar o seu negócio de dentro para fora e planejar a sua empresa daqui pra frente.
“Todos sabem que da noite para o dia tudo mudou e para minimizar ao máximo os prejuízos vai ser necessária muita criatividade, planejamento e força de trabalho para superar essa situação. A crise também é um momento de oportunidades. O SEBRAE criou também um aplicativo para divulgação gratuita de produtos e serviços, trata-se uma roda de crédito virtual que o empresário poderá assistir e levar para dentro da empresa”. Finalizou.
Em todo o país o mapeamento do SEBRAE aponta que, outros 10 setores da economia estão entre os mais afetados e totalizam mais de 12,3 milhões de negócios, esses segmentos respondem por mais de 21,5 milhões de empregos.
Em janeiro desse ano a taxa de desemprego havia atingindo o menor índice desde 2016 e fechou o ano de 2019 com 11,9% . A redução nas desocupações do fim de ano foi de 883 mil pessoas, frente ao trimestre de julho a setembro de 2019, quando a desocupação atingiu 12,5 milhões de pessoas (Crédito: IBGE). O total de pessoas empregadas nas pequenas empresas é de 46,6 milhões, segundo dados da RAIS de 2019.
Após a pandemia provavelmente milhares de brasileiros deverão perder seus respectivos empregos e o SEBRAE se mostra preocupado com esse cenário, e age para, além de prestar orientações práticas e eficientes aos empresários, dimensionar quais são os principais segmentos que podem ser afetados pela crise e contribuir com a redução do impacto econômico da doença sobre as micro-pequenas empresas.
Além desses setores que sinalizam os prejuízos, outros segmentos ligaram o sinal de alerta, como por exemplo, de serviços educacionais, logística, transporte e tecnologia que juntos movimentaram uma massa salarial anual superior a R$ 238 bilhões.
Considerando que milhões de brasileiros vão priorizar a moradia, alimentação básica e a saúde, necessidades essenciais para a sobrevivência, esses setores vão precisar se repaginar para continuar.
Como vai ser o comportamento do consumidor nesses próximo meses?
Eis a questão, comprar um vestido ou pagar o arroz com feijão? Água e energia elétrica ou uma TV e um celular novo? Passeios ou reuniões familiares ? Academia ou atividades em praças de esportes?
Com tantas incertezas e ainda sem saber as consequências da pandemia o SEBRAE ofereceu um conjunto de propostas para o poder público e encaminhou para o Ministério do Desenvolvimento, divididas em quatro frentes, são elas:
Redução de custos: políticas públicas para redução de alugueis, folhas de pagamento, encargos trabalhistas, empréstimos bancários, entre outros;
Viabilização de fluxo de caixa: linhas especiais para alongamento de prazo com fornecedores e empréstimos bancários, disponibilização de sistemas de garantias, prorrogação do prazo para recolhimento de tributos, unificação da data do FGTS;
Manutenção de empregos: ampliação e simplificação do uso de banco de horas, férias coletivas, redução e/ou escalonamento de jornada de trabalho, home office e suspensão do contrato de trabalho com direito ao seguro desemprego por período limitado;
Orientação: apoio ampliado, especializado e gratuito aos empresários de micro e pequenas empresas, com foco na adequação da operação dos negócios, permitindo a redução dos custos, manutenção dos empregos e sobrevivência das MPE neste período.
Cabe aos governos nesse momento de crise criar soluções, principalmente para os menos favorecidos. Especialistas defendem que os brasileiros geralmente não guardam reservas financeiras e que nesse momento de crise as soluções devem vir das autoridades.
È hora de economizar, gestores públicos devem estar atentos a esse momento, eventos, gastos desnecessários, acúmulos de cargos comissionados, pagamento de horas extras, redução e rodízio de carga horário do trabalhador e principalmente gratificações para funcionários de carreira devem ser avaliadas com muita preocupação.
Mundo afora o coronavírus derrubou a economia e os países mais desenvolvidos estão ampliando suas ações para salvar essa tragédia.
O governo americano faz duras restrições em relação a livre circulação nas ruas – medidas que não são vistas desde a segunda guerra mundial. Embora o epicentro da crise seja na Europa o Estados Unidos declarou estado de emergência, na América Latina, os países com mais pessoas infectadas estão seguindo o mesmo percurso.
O Covid-19 chegou no mundo em dezembro, mas não se sabe quanto tempo vai ficar e o quanto a pandemia pode se espalhar. Governantes que não tiverem pulso para gerir as situação estão no olho do furacão e podem ser os grandes responsáveis tanto pelo numero de falecidos , quanto pelo número de falidos.
Os líderes europeus disseram que estão prontos para investir “o que for preciso” para salvar as economias de uma grande catástrofe, se uniram para salvar a humanidade, todavia em países mais pobres (intelectualmente) a pandemia tem perdido espaço para rivalidade política, o que pode deixar cenário ainda mais mais solitário.
“Acho que o crucial é que os governos não deixem empresas em insolvência falirem e demitirem trabalhadores”, disse Vicky Redwood, analista sênior da consultoria britânica Capital Economics, em entrevista a BBC.
Nesse sentido é hora da população, seja empregos ou empregadores, pressionarem vereadores, prefeitos, deputados, governadores, senadores e o presidente, medidas para encarar essa cruel realidade.
Geral
Superinter reúne varejo supermercadista em JF
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG
Superinter reúne varejo supermercadista
A Convenção e Feira de Supermercados do Interior (Superinter) da Zona da Mata reúne o varejo supermercadista e a indústria fornecedora em evento iniciado ontem, 17, e que será encerrado nesta quinta-feira, 18, no Expominas. Essa é a segunda edição do evento. De acordo com a organização, são dois dias focados em fazer negócios, estimular o relacionamento empresarial e promover exposição de marcas numa feira com fornecedores locais, regionais e nacionais. Na edição do ano passado, a Superinter reuniu mais de dois mil participantes, vindos de 75 municípios para o evento. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
Valadares inaugura Poliesportivo
Os moradores do bairro Santa Rita, em Governador Valadares, têm muito o que comemorar. Além da pavimentação de vias, a Prefeitura entrega agora aos moradores uma obra que traz mais esporte e lazer para toda a comunidade local. Nesta quinta-feira 18, será inaugurado o Complexo Poliesportivo Dona Rosalva. O complexo – que leva o nome de uma das primeiras moradoras do bairro, que muito contribui para a comunidade, está localizado na Avenida Castelo Branco, s/n, via que também foi contemplada com obras de pavimentação. (Jornal da Cidade – Governador Valadares)
https://jornaldacidadegv.com.br/esportes/prefeitura-inaugura-complexo-poliesportivo-dona-rosalva/
Geoparque Uberaba é apresentado em feira
O Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes está sendo promovido na World Travel Market (WTM) Latin America 2024, em São Paulo. Neste ano, a feira vem com o tema “O futuro está aberto. Seja a mudança”, com o objetivo de conectar destinos, operadoras de turismo, hotéis, empresas de tecnologia, e outros players do mercado. Esta participação é estratégica para inserir o município no cenário internacional do turismo, ampliando oportunidades de interação com diversas agências e empresas do setor. A presença do Geoparque na feira reflete o crescente destaque de Uberaba como destino turístico significativo, contribuindo para o desenvolvimento econômico local através do turismo. (Jornal de Uberaba)
Copasa investe no abastecimento
A Copasa assinou uma ordem de serviço para a ampliação do sistema de abastecimento de água e esgoto em Pouso Alegre, com um investimento aproximado de R$80 milhões. Esse anúncio é fruto de um diálogo constante entre a administração municipal e a companhia, após cobranças da comunidade por melhorias nos serviços de água. O investimento inclui a expansão do sistema de abastecimento em 40%, novos reservatórios, ampliação de estações de tratamento de água, implantação de redes de distribuição e outras melhorias. As obras já estão em andamento e devem ser concluídas até abril de 2027. ( Diário Regional)
Feira da Agricultura Familiar
Segundo organizadores, a Feira da Agricultura Familiar de Santo Antônio do Aventureiro será realizada na sexta-feira, dia 19 de abril. A feira contará com a participação do forrozeiro Álvaro Cortez para animar ainda mais o evento que é sucesso não só para os produtores que lá comercializam seus produtos, mas também para o sempre numeroso número de visitantes de outros municípios que adquire o que existe de melhor em queijos, defumados, embutidos, verduras, legumes, frutas, doces em barras e compotas, licores, artesanato etc. (Jornal Além Parahyba)
Varginha utilizará drone contra dengue
A Prefeitura de Varginha anuncia o início das operações com drones a partir de quarta-feira, 17 de abril. Os drones serão empregados com o propósito de ampliar a eficácia na identificação dos focos de dengue, especialmente em áreas de difícil alcance para os agentes de endemias, tais como calhas, caixas d’água, lajes, imóveis fechados e quaisquer outras localidades de difícil acesso. Essa iniciativa visa aprimorar as estratégias de combate ao vetor da doença. O bairro inicialmente selecionado para dar início a essa operação é o Centro da cidade, visto que é a região que registra o maior número de notificações de dengue até o momento. (Gazeta de Varginha)
Ipatinga recebe a exposição Biodiversidade
A exposição “Biodiversidade” do artista plástico Marcílio Caldeira está em exibição até 30 de abril no salão da Prefeitura de Ipatinga. A mostra apresenta 17 telas que representam a natureza de forma singular, com traços surrealistas e elementos em terceira dimensão. Marcílio utiliza materiais como massa, cascalho e pedras para criar suas obras em 3D, destacando seu apreço pela natureza e sua preocupação com a biodiversidade e fauna brasileiras. As pinturas, feitas em acrílico e alto-relevo, já foram exibidas em diversos países, incluindo Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos. (Diário do Aço – Ipatinga)
https://www.diariodoaco.com.br/noticia/0114952-ipatinga-recebe-a-exposicao-biodiversidade)
BH vai ganhar Terminal Multimodal
A Prefeitura de Belo Horizonte assinou um termo de compromisso com a MRS Logística para a construção de um Terminal Multimodal. O investimento previsto é de cerca de R$80 milhões, o que deve gerar aproximadamente 250 empregos entre a fase de implantação e operação. A inauguração do terminal está prevista para 2025. A empresa também se comprometeu a adiantar a entrega das obras de alargamento da Avenida Teresa Cristina e a construção de um viaduto ferroviário sobre a via, na Região do Barreiro. Essas iniciativas visam melhorar a infraestrutura de transporte e logística, reduzindo o número de viagens de caminhões por ano na região metropolitana. (Balcão News)
https://balcaonews.com.br/2024/04/11/bh-vai-ganhar-terminal-multimodal/
Show de música autoral em Sabará
O cantor mineiro Gustavo Fraga se apresentará no Teatro Municipal de Sabará no dia 19 de abril (sexta-feira). O artista apresentará seu trabalho autoral que estão disponíveis no Spotify e tem ganhado destaque, alcançando milhares de ouvintes mensais de forma orgânica nas plataformas digitais. Além disso, Gustavo Fraga desenvolveu o projeto “Musicando nas Escolas”, um trabalho voluntário realizado em escolas estaduais de Minas Gerais, promovendo a música, o teatro e a poesia entre os estudantes. Por isso, a apresentação em Sabará terá dois momentos: uma primeira etapa para alunos das escolas estaduais e, em seguida, um horário aberto ao público. (Folha de Sabará)
https://folhadesabara.com.br/noticia/32261/gustavo-fraga-realiza-show-de-musica-autoral-em-sabara)
Fonte: SINDIJORI MG
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO3 dias atrás
JÚRI POPULAR ABSOLVE RÉU QUE TENTOU MATAR EX-ESPOSA COM 5 FACADAS
-
Minas Gerais13 horas atrás
PM intensifica combate ao crime
-
Minas Gerais4 dias atrás
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
-
Brasil e Mundo22 horas atrás
Descobrindo Ouro Preto: História, Cultura, Gastronomia e Cautela
-
Brasil e Mundo13 horas atrás
Toyota lança novo carro no Brasil. Confira o que ele têm de tão especial!
-
ARTIGOS22 horas atrás
A licença-paternidade e o desafio de não elevar ainda mais o Custo Brasil
-
ENTRETENIMENTO13 horas atrás
O Novo Herói que Vai Redefinir a Marvel – Capitão América Nova Ordem Mundial
-
Saúde13 horas atrás
Falta de vitamina D na durante a gestação pode causar autismo no bebê!
Você precisa estar logado para postar um comentário Login