Geral

Inaugurada em Várzea da Palma mega usina solar

Publicados

em

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

Várzea da Palma tem mega usina solar

Minas Gerais recebeu a quinta maior usina de energia fotovoltaica em operação no Brasil, inaugurada no município de Várzea da Palma, na semana passada. A solenidade, que teve a presença do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alkmin, contou com a participação do deputado Gil Pereira, presidente da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa. Do Grupo Comerc Energia, a Usina Fotovoltaica Hélio Valgas tem mais de 1,2 milhão de painéis solares, distribuídos em área de 1.142 hectares. (Novo Jornal de Notícias – Montes Claros)

https://novojornaldenoticias.com/noticias/alkmin-inaugura-mega-usina-solar-na-regiao/

Projeto proíbe alimentar pombos

Foi aprovado em primeira votação na reunião da Câmara Municipal de Viçosa um Projeto de Lei que visa proibir a criação, manutenção e alimentação de pombos urbanos em locais de acesso público do município, como calçadas, praças, parques, logradouros e prédios. A autora do projeto, a vereadora Vanja Honorina, argumenta que a proibição tem por objetivo acabar com a proliferação de doenças causadas pelos pombos urbanos no município, entre elas a criptococose e a salmonelose. (Folha da Mata – Viçosa)

https://www.folhadamata.com.br/edicoes/noticias/folha-da-mata-2974-10-11-2023

Poços é bi no Prêmio Band Cidades

Poços de Caldas alcançou mais uma notável conquista ao ser agraciada, pela segunda vez consecutiva, com o Prêmio Band Cidades Excelentes na categoria Infraestrutura e Mobilidade. O anúncio, realizado durante a cerimônia de premiação, ressalta o comprometimento e a eficiência da gestão municipal na promoção de melhorias significativas para a população. A categoria de Infraestrutura e Mobilidade destaca a excelência no planejamento urbano, investimentos em vias públicas, transporte, acessibilidade e demais aspectos que impactam diretamente na qualidade de vida dos moradores. (Jornal Manriqueira – Poços de Caldas)

Leia Também:  Protetor solar: quanto maior, melhor?

https://www.jornalmantiqueira.com.br/2023/11/09/pocos-conquista-o-bicampeonato-do-premio-band-cidades-excelentes/

Tiradentes parcela dívidas tributárias

A população de Tiradentes pode regularizar as suas dívidas tributárias por meio do Programa de Parcelamento Incentivado (PPI). A iniciativa é voltada para quem tem pendências de IPTU, ISS, TLFF ou outros impostos de 2022 ou anos anteriores. E para participar, basta comparecer à Secretaria de Finanças e solicitar a inclusão dos seus débitos no PPI. Ao aderir, o contribuinte terá as dívidas atualizadas até a data do pedido. Outra vantagem do programa é a eliminação de juros e multas, além da opção de parcelar o valor em até cinco vezes. (Jornal Panorama – São Lourenço)

https://jornalpanoramaminas.com.br/prefeitura-de-tiradentes-lanca-novo-programa-de-parcelamento-de-dividas-tributarias/

Escolas fazem Feira de Alimentação

As escolas municipais de Conselheiro Lafaiete estão se mobilizando para a realização da Feira de Alimentação, marcada para esta terça-feira, 14, das 8 às 15 horas, na Praça Tiradentes, no centro da cidade. Com a participação de 10 escolas e seus alunos do 9º ano do ensino fundamental, o evento se tornará uma experiência prática de aprendizado sobre alimentação saudável, promovendo mensagens educativas para alunos e visitantes. Os objetivos variados formam um conjunto de experiências sobre alimentação e saúde. (Correio Online – Conselheiro Lafaiete)

https://www.jornalcorreiodacidade.com.br/noticias/33013-escolas-municipais-de-cl-se-unem-na-praca-tiradentes-para-feira-de-alimentacao

Unifor-MG em missão técnica

O Coordenador de Cursos do Unifor-MG, Prof. Daniel Gonçalves Ebias, representou o Centro Universitário de Formiga em uma importante missão técnica no Rio Grande do Sul. A missão, que foi organizada em conjunto com o Sebrae microrregião Formiga, teve como objetivo explorar e aprender com os ecossistemas de inovação da região e promover a troca de experiências. O foco estava no fortalecimento do ecossistema de inovação em Formiga e na região. (Jornal Últimas Notícias – Formiga)

Leia Também:  Farmacêutica inaugura unidade em Valadares

https://ultimasnoticias.inf.br/noticia/coordenador-de-cursos-do-unifor-mg-representa-a-instituicao-em-missao-tecnica-no-rio-grande-do-sul/

PL isenta mulheres de taxa de inscrição

A Câmara Municipal de Ipatinga aprovou, em primeira votação, Projeto de Lei que isenta mulheres vítimas de violência doméstica da taxa de inscrição em concursos públicos e processos seletivos municipais. A informação foi divulgada pela assessoria da Casa Legislativa. A matéria, de autoria do vereador Toninho Felipe, estabelece que a isenção será concedida às mulheres que comprovarem a situação de violência doméstica mediante apresentação de um dos seguintes documentos: Boletim de ocorrência policial registrado em órgão competente, entre outros. (Diário do Aço – Ipatinga)

https://www.diariodoaco.com.br/noticia/0111315-pl-isenta-mulheres-vitimas-de-violencia-de-taxa-de-inscricao-em-concursos-em-ipatinga

Servidoras de Araxá são homenageadas

A Prefeitura de Araxá participou da solenidade de outorga da Medalha Dom José Gaspar, Título de Cidadania Honorária e Medalha Geraldo Porfírio Botelho, realizada pela Câmara Municipal de Araxá na última quinta-feira. Na solenidade, a presidente da Fundação da Criança e do Adolescente de Araxá, Taciana Almeida, foi homenageada com o Título de Cidadania Honorária. Já os servidores Amália Bernadete Belmiro (técnica de Enfermagem) e Lúcia Montovani (coordenadora do CRAS Abolição) foram agraciadas com a Medalha Dom José Gaspar. (Correio de Araxá – Araxá)

https://www.correiodearaxa.com.br/noticia/categoria/2/cidade/link/8673/servidoras-da-prefeitura-de-araxa-sao-agraciadas-com-honrarias-da-camara-municipal

Fonte: SINDIJORI MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis

Publicados

em

ALPINÓPOLIS (MG) – Dois homens foram condenados pelo Tribunal do Júri na comarca de Alpinópolis, nesta quarta-feira (2), pelo assassinato brutal de um homem de 31 anos, ocorrido em dezembro de 2023. O crime aconteceu dentro da residência da vítima, no bairro Vila Betânia, diante de sua esposa e filhos.

Segundo informações da Justiça, a vítima foi atingida por disparos de arma de fogo e golpes de faca. Chegou a ser socorrida e levada para a Santa Casa de Alpinópolis, sendo posteriormente transferida para a Santa Casa de Passos, onde permaneceu internada por vários dias, mas não resistiu aos ferimentos.

Julgamento

O julgamento teve início por volta das 9h no salão do Tribunal do Júri, instalado no Fórum Lázaro Brasileiro. A sessão, que durou até a 1h da madrugada do dia seguinte, foi conduzida pelo juiz Clayton Santos Teixeira, que classificou o julgamento como o mais longo de sua carreira em tempo contínuo.

Durante a audiência, foram ouvidas testemunhas de acusação e defesa. Os réus foram defendidos pelos advogados Ricardo Alexandre Lima e Juliano Paiva  (Presidente da Ordem dos Advagados em Alpinópolis), enquanto a promotora Larissa Brizola atuou na acusação dos assassinos.

Leia Também:  Epamig moderniza vinícola inaugurada em 1936 por Getulio Vargas

Um dos condenados já possuía antecedentes criminais por tráfico de drogas e tentativa de homicídio; o outro tinha registros por delitos de menor potencial ofensivo. Após análise do conselho de sentença, os réus foram considerados culpados. O juiz determinou pena de 16 anos em regime fechado para um dos autores, e 14 anos também em regime fechado para o outro, sem direito de recorrer em liberdade.

Relembre o caso

O crime ocorreu na noite de sábado, 16 de dezembro de 2023. De acordo com a Polícia Militar, a vítima teria se envolvido em uma discussão com três homens enquanto frequentava um clube com a família, horas antes do ataque.

Já em casa, por volta das 20h15, dois homens em uma motocicleta invadiram a residência e atacaram a vítima. Um dos agressores efetuou disparos, sendo um deles no tórax, enquanto o outro desferiu golpes de faca na cabeça da vítima. Eles fugiram logo em seguida.

A esposa, de 22 anos, presenciou o crime e relatou os fatos à PM. A vítima foi inicialmente socorrida por familiares e levada à Santa Casa de Alpinópolis, sendo transferida em estado grave para Passos, onde ficou internada na UTI até falecer.

Leia Também:  Impactos de usina fotovoltaica é tema de visita e audiência

Na ocasião, a Polícia Militar chegou a conduzir um terceiro suspeito, de 18 anos, para o quartel, mas ele foi ouvido e liberado. As investigações foram conduzidas pela Polícia Civil, que também esteve no local do crime com a perícia técnica.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA