Geral
Manifestantes fecham praça em Ouro Preto pelo carnaval

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Manifestantes fecham praça pelo carnaval
“Justiça Federal, libera o carnaval, a Praça é do povo”, o grito entoou mais alto que os tambores. Na noite desta terça-feira,6, membros de escola de samba, barraqueiros e outros trabalhadores do carnaval fecharam a Praça Tiradentes, em Ouro Preto, durante uma manifestação pacífica. Os manifestantes pedem que a Justiça Federal caia com a liminar que proíbe a Prefeitura de Ouro Preto de realizar eventos de médio e grande porte na Praça Tiradentes, sob pena de multa de R$ 1 milhão em caso de descumprimento. Na segunda-feira, uma audiência de conciliação foi realizada para resolver o imbróglio. No entanto, terminou sem uma resposta, uma vez que o Ministério Público pediu 48h para manifestar sua decisão. (O Liberal – Ouro Preto)
Lafaiete capacita merendeiras
As nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação de Conselheiro Lafaiete, lideradas por Francislaine Souza, responsável técnica, juntamente com Alice Lacerda, Josiane Lana e Rafaela Santos, realizaram uma capacitação essencial sobre boas práticas de manipulação de alimentos na alimentação escolar. O evento reuniu as cantineiras efetivas e contratadas das Escolas Municipais da região. O foco principal da capacitação foi garantir a segurança alimentar e a qualidade nutricional dos alimentos servidos nas escolas, promovendo assim uma alimentação saudável para os estudantes. (Correio da Cidade – Conselheiro Lafaiete)
Associação asssume UPA Araguari
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) engloba a rede de assistência municipal à saúde, constituindo “Porta de Entrada” às ações e aos serviços de urgência e emergência. O Serviço de Pronto Atendimento está destinado ao atendimento dos casos de urgência/ emergência médica de pacientes das Unidades de Saúde da Atenção Primária e Especializada, do Corpo de Bombeiros ou Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a demanda espontânea, 24 horas por dia, todos os dias da semana. No dia 6, a organização social, Associação Beneficente Amigos do Hospital – ABAH, assumiu a administração da UPA 24h, após uma transição tranquila. (Gazeta do Triângulo – Araguari)
Marmitas estragadas na UPA
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Poços de Caldas (Sindserv) protocolou duas denúncias e notificou a Prefeitura após as marmitas dos servidores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) chegarem estragadas mais uma vez. Segundo a presidente do Sindicato, Greice Keli Alves, a situação é recorrente. Na noite de segunda-feira, 5, ela esteve na UPA após denúncia anônima e constatou que as marmitas dos servidores que trabalham no turno da noite estavam novamente estragadas. “As marmitas estavam todas impróprias para o consumo e com um cheiro horrível. É algo que não pode mais acontecer”, disse a presidenta. Diante da situação, o Sindicato protocolou duas denúncias: uma delas à Vigilância Sanitária e outra ao Ministério Público do Trabalho. Além disso, a Prefeitura também foi notificada. (Jornal da Cidade – Poços de Caldas)
https://www.jornaldacidade1.com.br/sindserv-notifica-prefeitura-apos-marmitas-estragadas-na-upa/
MG 050 espera 200 mil veículos
Com tantas opções de folia em Minas, muitas pessoas pegam a estrada para diferentes lugares para curtir o Carnaval. É uma das épocas do ano em que as rodovias ficam mais movimentadas. A MG-050, por exemplo, a qual passa por Formiga, receberá um tráfego de aproximadamente 217.800 veículos no feriado de Carnaval, de 9 a 13 de fevereiro. Esse resultado foi obtido por cálculo feito a partir do total de veículos, 235 mil, que deverão circular, no período, pelo sistema MG-050/BR-265/BR-491, principal ligação entre Juatuba, na região metropolitana de Belo Horizonte, e São Sebastião do Paraíso, na divisa de Minas com São Paulo. Esse sistema é administrado pela AB Nascentes das Gerais, que divulgou nesta quarta-feira, dia 7, a estimativa do tráfego para as três rodovias. (Pergaminho – Formiga)
https://www.opergaminho.com.br/carnaval-mais-de-200-mil-veiculos-passarao-por-formiga-no-feriado
Uberaba reforça ações de manutenção
A Prefeitura de Uberaba reforçará as ações do Programa Cuidando do seu Bairro por meio da ação conjunta entre secretarias municipais, que atuam diretamente na prestação de serviços públicos urbanos de manutenção e conservação. A determinação dessa ação partiu da prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, para que os serviços públicos urbanos fossem executados de forma ordenada e conjunta, objetivando maior agilidade e impacto na limpeza urbana, que é um desafio nesse período de chuvas. (Jornal de Uberaba)
Fonte: SINDIJORI MG


GERAL
Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis

ALPINÓPOLIS (MG) – Dois homens foram condenados pelo Tribunal do Júri na comarca de Alpinópolis, nesta quarta-feira (2), pelo assassinato brutal de um homem de 31 anos, ocorrido em dezembro de 2023. O crime aconteceu dentro da residência da vítima, no bairro Vila Betânia, diante de sua esposa e filhos.
Segundo informações da Justiça, a vítima foi atingida por disparos de arma de fogo e golpes de faca. Chegou a ser socorrida e levada para a Santa Casa de Alpinópolis, sendo posteriormente transferida para a Santa Casa de Passos, onde permaneceu internada por vários dias, mas não resistiu aos ferimentos.
Julgamento
O julgamento teve início por volta das 9h no salão do Tribunal do Júri, instalado no Fórum Lázaro Brasileiro. A sessão, que durou até a 1h da madrugada do dia seguinte, foi conduzida pelo juiz Clayton Santos Teixeira, que classificou o julgamento como o mais longo de sua carreira em tempo contínuo.
Durante a audiência, foram ouvidas testemunhas de acusação e defesa. Os réus foram defendidos pelos advogados Ricardo Alexandre Lima e Juliano Paiva (Presidente da Ordem dos Advagados em Alpinópolis), enquanto a promotora Larissa Brizola atuou na acusação dos assassinos.
Um dos condenados já possuía antecedentes criminais por tráfico de drogas e tentativa de homicídio; o outro tinha registros por delitos de menor potencial ofensivo. Após análise do conselho de sentença, os réus foram considerados culpados. O juiz determinou pena de 16 anos em regime fechado para um dos autores, e 14 anos também em regime fechado para o outro, sem direito de recorrer em liberdade.
Relembre o caso
O crime ocorreu na noite de sábado, 16 de dezembro de 2023. De acordo com a Polícia Militar, a vítima teria se envolvido em uma discussão com três homens enquanto frequentava um clube com a família, horas antes do ataque.
Já em casa, por volta das 20h15, dois homens em uma motocicleta invadiram a residência e atacaram a vítima. Um dos agressores efetuou disparos, sendo um deles no tórax, enquanto o outro desferiu golpes de faca na cabeça da vítima. Eles fugiram logo em seguida.
A esposa, de 22 anos, presenciou o crime e relatou os fatos à PM. A vítima foi inicialmente socorrida por familiares e levada à Santa Casa de Alpinópolis, sendo transferida em estado grave para Passos, onde ficou internada na UTI até falecer.
Na ocasião, a Polícia Militar chegou a conduzir um terceiro suspeito, de 18 anos, para o quartel, mas ele foi ouvido e liberado. As investigações foram conduzidas pela Polícia Civil, que também esteve no local do crime com a perícia técnica.
-
GERAL2 dias atrás
Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis
-
Geral7 dias atrás
Domingos Sávio é a escolha natural de Minas para o Senado em 2026
-
ESPORTES2 dias atrás
Maurício do Vôlei Lidera ofensiva nacional pelo futuro da Lei de Incentivo ao Esporte
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Saúde da região de JF terá 300 milhões
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
3ª AVALIAÇÃO TÉCNICA ATeG AGROINDÚSTRIA
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrás
Alpinópolis e a noite em que a história ganhou voz e rosto
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
No Japão, Sigma Lithium projeta Brasil como fornecedor estratégico de lítio
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Festival com 140 atrações em Poços