Geral

Minas tem alta em empresas abertas

Publicados

em

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori

www.sindijorimg.com.br

Minas tem alta em empresas abertas

Minas Gerais registrou 7.745 novas empresas abertas em fevereiro. O dado representa um avanço de 21,24% em relação ao mesmo mês de 2023, quando foram constituídas 6.388 empresas. Os números são da Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg), responsável pelos registros mercantis como abertura, alterações e encerramentos empresariais.  A autarquia é vinculada à Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG), na estrutura do Governo de Minas. Considerando todo o mês, fevereiro teve média de 267 empresas constituídas por dia, acima da média de 2023, que foi de 235 empresas/dia. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)

https://diariodocomercio.com.br/negocios/minas-empresas-abertas-fevereiro/)

BH é finalista no World Green

A Prefeitura de Belo Horizonte é finalista do Prêmio World Green City Awards 2024 por sua política de apoio à agricultura urbana e à agroecologia, que promove a produção de alimentos saudáveis em parceria com a comunidade local. A iniciativa, reconhecida pela Associação Internacional de Produtores de Horticultura (AIPH), abrange desde hortas comunitárias até técnicas agroecológicas em espaços urbanos, visando segurança alimentar, inclusão social e preservação ambiental. Com mais de 100 mil metros quadrados dedicados à agricultura urbana e cerca de 400 agricultores envolvidos, Belo Horizonte se destaca como líder em sustentabilidade urbana. (Jornal São Geraldo – Belo Horizonte)

https://jornalsaogeraldo.com.br/belo-horizonte/bh-e-finalista-no-world-green-city-awards-com-politica-de-agricultura-urbana/)

Grupo de Enfrentamento nas Escolas

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) deu um passo importante no combate à violência extrema nas escolas. No dia 6 de março, foi lançado o Grupo de Intervenção Estratégica de Enfrentamento da Violência Extrema nas Escolas (GIE-Escolas). Essa iniciativa é fruto da parceria entre o MPMG, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e as polícias Civil e Militar. O grupo visa prevenir casos de violência extrema nas escolas, acompanhar e estruturar dados sobre esses casos e estabelecer estratégias para neutralizar a violência. (Folha de Sabará)

Leia Também:  Governo de Minas cria Complexo Hospitalar de Barbacena

https://folhadesabara.com.br/noticia/30886/mpmg-e-parceiros-lancam-grupo-de-intervencao-estrategica-de-enfrentamento-da-violencia-extrema-nas-escolas)

Congresso do MPMG em Araxá

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) realiza, nos dias 10, 11 e 12 de abril, na cidade de Araxá, um congresso que tratará de temas relacionados a Processo Civil, Processo Penal, além de inovação e tecnologia. O congresso tem como objetivo congregar os integrantes do Ministério Público, com atuação nas mais variadas frentes da instituição, possibilitando o intercâmbio de experiências com outros profissionais do Direito e a comunidade acadêmica. Será uma oportunidade para o fomento de discussões sobre o impacto das novas ferramentas tecnológicas nos processos civil e penal e na rotina das unidades funcionais. (Clarim.net – Araxá)

https://clarim.net.br/congresso-do-mpmg-processo-civil-processo-penal-inovacao-e-tecnologia-sera-em-araxa/)

Coleta seletiva na Usiminas

Conforme divulgado pela Mineração Usiminas, a coleta seletiva garantiu o recolhimento de 50.897 quilos de materiais recicláveis em 2023. Foram mais de 50 toneladas de itens como plásticos, papéis, papelão, vidro, metal e eletrônicos, beneficiando cidades vizinhas e contribuindo com o desenvolvimento ambiental e socioeconômico da região. Os itens foram destinados à Cooperativa de Reciclagem e Trabalho de Itaúna (Coopert), que atualmente opera com 90 cooperados, e à Associação dos Catadores e Parceiros do Meio Ambiente de Igarapé (Apaig), que conta com 16 associados. (Folha Povo Itatiaiuçu)

Leia Também:  Presidente do TJMG ocupa o cargo de governador de Minas Gerais

https://www.folhapovoitatiaiucu.com/coleta-seletiva-mineracao-usiminas-recolhe-mais-de-50-toneladas-de-reciclaveis)

Valadares sedia Campeonato de Taekwondo

No dia 21 de abril, a nona edição da Copa Marçal Tiger será realizada na Praça de Esportes, sediando o Campeonato Mineiro de Taekwondo. Cerca de 500 atletas são esperados para competir em diversas categorias, incluindo Mirim, Infantil, Cadete, Juvenil, Adulto e Master. Além das modalidades tradicionais de poomsae e kiorugui, haverá um festival kids com dez desafios para os atletas mais jovens. Os vencedores garantirão vaga para o Campeonato Brasileiro de Taekwondo em julho, em Belo Horizonte, e também serão premiados com medalhas, enquanto as equipes serão reconhecidas do 1º ao 5º lugar. (Diário do Rio Doce)

https://drd.com.br/valadares-sedia-campeonato-mineiro-de-taekwondo-em-abril/)

Congonhas adquire 26 microscópios

A prefeitura de Congonhas adquiriu 26 microscópios para as escolas municipais, visando promover o ensino de ciências de forma prática. Com essa iniciativa, os alunos do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar o mundo microscópico e compreender conceitos científicos de maneira mais profunda. Os equipamentos serão distribuídos entre as escolas e os professores receberão treinamento especializado para utilizá-los eficazmente. Além da aquisição dos microscópios, a Secretaria de Educação planeja desenvolver atividades extracurriculares e projetos de pesquisa para maximizar o uso desses recursos. (Jornal Correio da Cidade)

https://jornalcorreiodacidade.com.br/noticias/34779-congonhas-adquire-26-microscopios-para-as-escolas-municipais)

Fonte: SINDIJORI MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis

Publicados

em

ALPINÓPOLIS (MG) – Dois homens foram condenados pelo Tribunal do Júri na comarca de Alpinópolis, nesta quarta-feira (2), pelo assassinato brutal de um homem de 31 anos, ocorrido em dezembro de 2023. O crime aconteceu dentro da residência da vítima, no bairro Vila Betânia, diante de sua esposa e filhos.

Segundo informações da Justiça, a vítima foi atingida por disparos de arma de fogo e golpes de faca. Chegou a ser socorrida e levada para a Santa Casa de Alpinópolis, sendo posteriormente transferida para a Santa Casa de Passos, onde permaneceu internada por vários dias, mas não resistiu aos ferimentos.

Julgamento

O julgamento teve início por volta das 9h no salão do Tribunal do Júri, instalado no Fórum Lázaro Brasileiro. A sessão, que durou até a 1h da madrugada do dia seguinte, foi conduzida pelo juiz Clayton Santos Teixeira, que classificou o julgamento como o mais longo de sua carreira em tempo contínuo.

Durante a audiência, foram ouvidas testemunhas de acusação e defesa. Os réus foram defendidos pelos advogados Ricardo Alexandre Lima e Juliano Paiva  (Presidente da Ordem dos Advagados em Alpinópolis), enquanto a promotora Larissa Brizola atuou na acusação dos assassinos.

Leia Também:  Fim de semana marcado por acidentes. Em Pouso Alegre seis pessoas da mesma família morreram.

Um dos condenados já possuía antecedentes criminais por tráfico de drogas e tentativa de homicídio; o outro tinha registros por delitos de menor potencial ofensivo. Após análise do conselho de sentença, os réus foram considerados culpados. O juiz determinou pena de 16 anos em regime fechado para um dos autores, e 14 anos também em regime fechado para o outro, sem direito de recorrer em liberdade.

Relembre o caso

O crime ocorreu na noite de sábado, 16 de dezembro de 2023. De acordo com a Polícia Militar, a vítima teria se envolvido em uma discussão com três homens enquanto frequentava um clube com a família, horas antes do ataque.

Já em casa, por volta das 20h15, dois homens em uma motocicleta invadiram a residência e atacaram a vítima. Um dos agressores efetuou disparos, sendo um deles no tórax, enquanto o outro desferiu golpes de faca na cabeça da vítima. Eles fugiram logo em seguida.

A esposa, de 22 anos, presenciou o crime e relatou os fatos à PM. A vítima foi inicialmente socorrida por familiares e levada à Santa Casa de Alpinópolis, sendo transferida em estado grave para Passos, onde ficou internada na UTI até falecer.

Leia Também:  Governo de Minas entrega ambulâncias do Samu ao Consórcio Cisrun

Na ocasião, a Polícia Militar chegou a conduzir um terceiro suspeito, de 18 anos, para o quartel, mas ele foi ouvido e liberado. As investigações foram conduzidas pela Polícia Civil, que também esteve no local do crime com a perícia técnica.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA